No dia 27 de março foi confirmado o primeiro caso de Covid-19 no município de Itapetinga. Na mesma data, com o objetivo de combater a doença, contribuir com a proteção da comunidade e cumprir com o seu papel de extensão, o IF Baiano Campus Itapetinga e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) criaram o projeto HUB.
Hub, palavra de origem inglesa, utilizada para descrever grupos de pessoas movidas em torno de um objetivo comum, foi o nome escolhido pelas instituições para o projeto que conta com a participação de professores, alunos, servidores técnicos e o apoio de empresas privadas e representantes da sociedade civil. O grupo tem promovido ações de auxílio à população devido a crise gerada pelo novo coronavírus no município de Itapetinga e entorno.
Até o momento, já foram beneficiadas cerca 130 famílias, por meio da entrega de 1,2 tonelada de alimentos e distribuição de 250 kg de materiais de higiene pessoal e geral. Além disso, foram produzidos 172 litros de sabão líquido glicerinado, distribuídos em postos de saúde e locais de grande circulação de pessoas, álcool antisséptico glicerinado e confecção de aproximadamente 800 máscaras, entregues à população em feiras livres e unidades de saúde.
“Somos parte da comunidade e como instituição de educação devemos auxiliar e conscientizar Itapetinga e seu entorno sobre a força dessa pandemia que estamos inseridos, viabilizando medidas para o seu combate e minimizando os efeitos causados principalmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica”, explica a professora do IF Baiano, Alana Lemos, responsável pela captação de recursos, doações e pela gestão financeiro do HUB.
O projeto colabora também com a divulgação de informações técnico-científicas acerca da Covid-19, com publicações de notícias, boletins e informativos sobre a pandemia e sobre o desenvolvimento do projeto.
Mais informações podem ser obtidas no perfil @hubitapetinga na rede social Instagram e quem tiver interesse em colaborar com as ações, pode clicar no link disponibilizado na “bio” do perfil e ser direcionado ao grupo de organização do projeto no aplicativo de mensagens Whatsapp.
“Esse movimento só foi possível graças à solidariedade que nos une neste momento, quando todos estão aprendendo juntos a lidar com esse problema. Como servidores públicos e sociedade organizada nos colocamos à disposição da comunidade para trabalhar no enfrentamento dessa pandemia”, ressalta a coordenadora de subgrupo de comunicação do HUB, Letícia Fernandes. “Juntos somos mais fortes”, conclui.