IF Baiano aprova auxílio para alunos de EAD

Categoria: Sem categoria

Diante dos impactos sociais provocados pela pandemia do novo coronavírus, o Conselho Superior do IF Baiano (Consup) aprovou a criação e regulamentação de um auxílio para os alunos de Educação a Distância (EAD), conforme Resolução 71/2020 de 23 de junho de 2020. Serão beneficiados pelo Auxílio Digital Extraordinário alunos em situação de vulnerabilidade social, inscritos no Cadastro Único do governo federal (Cadúnico), regularmente matriculados e assíduos, que possuam renda per capita de até um salário-mínimo e meio, conforme definido pelo Decreto 7.234, de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil.

A decisão foi tomada por unanimidade pelo Conselho para garantir aos alunos que estão com suas atividades virtuais mantidas, neste período de isolamento social, acesso aos cursos, permanência e êxito. O auxílio será pago, inicialmente, em duas parcelas, cada uma no valor R$ 120. O Diretor de Assuntos Estudantis, Diego Reis, explica que os alunos serão notificados sobre o benefício em seus e-mails e via Moodle, plataforma online por onde os cursos são realizados. Segundo Diego, os alunos serão orientados a enviar cópia do espelho do Cadúnico para que as assistentes sociais dos campi e da Reitoria possam fazer a seleção, a partir das informações socioeconômicas dos estudantes.

“Com as adversidades trazidas pela pandemia, o IF Baiano percebeu a necessidade de promover um programa de inclusão digital para os alunos da Educação a Distância, visto que suas aulas não foram suspensas em virtude das restrições sanitárias, criando condições mínimas para garantir aos que mais precisam o direito à educação”, relata o Diretor de Assuntos Estudantis. Diego conta que este é o segundo auxílio criado durante a pandemia, o primeiro atendendo à comunidade discente geral e este último atendendo a uma demanda específica dos alunos de EAD.

Os critérios de desempate da seleção são, respectivamente, menor renda per capita, maior número de membros da família e maior idade. Não pode receber o Auxílio Digital o discente que for beneficiário de algum outro auxílio socioassistencial do IF Baiano, exceto benefícios de natureza alimentar.