Eventos têm cronogramas suspensos devido à pandemia da Covid-19

Categoria: Sem categoria

Diante do cenário atual de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, Pró-Reitorias do IF Baiano decidem por suspender cronogramas de alguns eventos previstos para este ano. Desde o dia 16 de março, o IF Baiano vem tomando medidas de proteção à comunidade, como a suspensão de atividades acadêmicas e a realização de atividades administrativas de forma remota nos campi e na reitoria, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para não propagação da doença Covid-19. 

Sem previsão de afrouxamento das medidas de distanciamento social, a instituição começa a suspender cronogramas e até adiar eventos. Foi o caso do II Festival de Arte e Música (Famif), que iniciaria etapas internas em abril e teria etapa final em junho, e o III Seminário de Extensão, Inovação e Cultura do IF Baiano (Seic), que estava previsto para o mês de outubro, mas também terá nova data. Segundo o pró-reitor de Extensão, Rafael Oliva Trocoli, a Proex está trabalhando remotamente e analisando a continuidade das ações com adaptações no cronograma e na modalidade de oferta. 

Para evitar aglomerações, o pró-reitor acredita que será necessário adaptar atividades para realização online. “Estamos verificando, porém, as condições de plataforma e o principal fator limitante que é a condição de acesso à internet e disponibilidade de dispositivos (computador e celular) por parte dos nossos discentes”, afirma Trocoli.

Já os Jogos Estudantis (JEIF), evento vinculado à Proen e previsto para novembro, ainda não foi suspenso, mas o coordenador do evento, Edson Moura, explica que, a depender das mudanças no calendário acadêmico devido à pandemia, o JEIF pode sofrer adiamento.

Segundo Luciana Mazzutti, coordenadora geral de iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) vem realizando reuniões por web conferência com o objetivo de definir editais específicos de Inovação Tecnológica, editais da Pós-Graduação, fóruns e eventos institucionais. Ela explica que a confirmação das ações, naturalmente, vem sofrendo alterações, uma vez que a realização das mesmas depende do desenrolar das medidas de proteção à saúde pública no combate à Covid-19. “Devido a esta situação de pandemia decidimos aguardar o desdobramento dos impactos do enfrentamento ao coronavírus, no entanto, não descartamos a possibilidade de realizar o evento institucional da Propes, haja vista que este é um compromisso assumido com as agências de fomento e com a comunidade do IF Baiano”, afirma Luciana. 

Assim como a Proex, a Propes avalia a ideia de realizar o evento, inicialmente previsto para outubro, em formato virtual, como já tem sido algumas ações da Pró-Reitoria, atendendo as recomendações dos órgãos competentes e responsáveis. “Estamos acompanhando o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e os impactos causados pelo distanciamento social e suspensão das atividades presenciais e, assim que possível, vamos socializar datas e formato de nosso evento”, explica a coordenadora Luciana Mazzutti.

Acesse a nota informativa sobre suspensão do Famif e do Seic