Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano realiza 1° Seminário de Linguagens em modalidade virtual
Atualizado em 10 de setembro de 2020 às 17:14 horas | Publicado em 9 de setembro de 2020 às 18:13 horas

Evento discute as tecnologias da informação e comunicação no ensino e aprendizagem

O Instituto Federal Baiano deu início na manhã de hoje, 9, ao primeiro Seminário de Linguagens do IF Baiano (SELIF), por meio de cerimônia online transmitida na TV Bem Baiano, canal oficial do IF Baiano no Youtube.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Linguagem do IF Baiano (GPLIF) do Campus Governador Mangabeira, o evento tem como tema os “Desafios e soluções das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) no ensino e aprendizagem de línguas em um contexto de pandemia”. As atividades ocorrem até amanhã, 10 de setembro.

Durante a abertura, a professora Eliane Leite, coordenadora do GPLIF comentou sobre a proposta do evento e agradeceu pela grande adesão de público. Ela apresentou o expressivo número de participantes nessa primeira edição do seminário, que teve 180 apresentadores de trabalhos, 146 comunicadores orais e 523 ouvintes inscritos, dentre eles, estudantes de outros estados e de Portugal. Eliane ainda destacou o número de atividades no evento, o qual dispõe de 9 vídeos-posteres, 19 minicursos e oficinas, 2 mesas redondas e 1 relato de experiência.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, que também participou da cerimônia de abertura, reforçou a importância de discutir linguagens em tempos de pandemia. “São muito relevantes essas discussões por fazerem parte desse desafio maior que estamos enfrentando, que é a comunicação em meio a pandemia e o isolamento social. Esse evento é gratificante e propicia oportunidade de conhecimento tanto para estudantes e pesquisadores, quanto à comunidade em geral”. O dirigente ainda agradeceu aos institutos que têm feito parceria com o IF Baiano e exaltou a presença dos intérpretes de libras e o esforço das diretorias do instituto para a realização de atividades durante este período.

Canal do IF Baiano no Youtube transmite primeira edição do seminário, com tradução simultânea em Libras.

O pró-reitor de ensino, Ariomar Rodrigues, também discursou, comentando sobre o momento de pandemia e a relevância do seminário como atividade remota que incrementa o ensino no instituto em tempos de isolamento. “Eu vejo neste seminário uma quebra de paradigma. É um seminário que tomou uma proporção muito grande e é um exemplo que a gente deve seguir.“

Em sua fala, a pró-reitora de pesquisa, Luciana Mazzutti, destacou a participação de outros grupos de pesquisas no evento e a relevância disso para o fortalecimento das redes de pesquisa no Instituto. “É um dos pontos que o CNPq avalia dentro da nossa instituição para trazer mais bolsas de pesquisa para os nossos projetos”, completou. Além disso, trouxe uma reflexão literária de sua autoria e comentou o tema do seminário: “Esse é o momento exato para evidenciar as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), já que elas nos ajudam com processos educacionais”.

Também participou da cerimônia o professor da área de linguagens e pró-reitor substituto de extensão, Luís Henrique Gomes. “É gratificante ver o protagonismo das letras no IF Baiano para além das ciências agrárias. O IF Baiano é isso, multidisciplinaridade”, declarou.

Após a cerimônia de abertura, o evento seguiu com as mesas redondas “Como lidar com os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia” e “Linguagens, TIC’s e possibilidades no ensino remoto”. À tarde foi realizado um bate-papo sobre estratégias inclusivas no ensino remoto. As discussões tiveram colaborações de professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), IF Baiano e Colégio Salesiano.

Todos os vídeos das atividades do evento estão disponíveis na TV Bem Baiano, canal oficial do IF Baiano no Youtube. Amanhã, a programação do evento contará com apresentação de trabalhos e exposição de projetos.

Mais informações no site do Selif.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br