Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
VII Simpósio de Meio Ambiente realizará palestras online em segunda etapa do evento
Atualizado em 24 de julho de 2020 às 15:50 horas | Publicado em 24 de julho de 2020 às 15:50 horas

O prazo de submissão de trabalhos a serem publicados nos anais do evento é até 20 de setembro

Compartilhe nas redes sociais:
Share

O VII Simpósio de Meio Ambiente do IF Baiano, campus Governador Mangabeira, terá segunda etapa de realização no dia 29 de julho, às 13h30, com apresentação musical e palestras. O tema desta edição do evento é “A saúde do planeta Terra está em nossas mãos: o que fazer para prevenir mais doenças e desastres ecológicos?’’. A terceira e última etapa do Simpósio está prevista para 23 de setembro e o prazo de submissão de trabalhos encerra no dia 20 do mesmo mês. As inscrições estão sendo realizadas no site do evento e as propostas de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail extensaoprojeto3@gmail.com, a partir de formulário específico disponível no site.

O evento é realizado presencialmente desde 2013 e a edição deste ano, prevista para maio, precisou ser adiada para junho e adaptada ao formato online, por conta da pandemia. “Passamos a fazer as reuniões pela Plataforma RNP e decidimos fazer a adequação do evento para o formato online. Uma tendência que estava sendo seguida por outros congressos e eventos”, explica a coordenadora da comissão que organiza o simpósio, a docente Maria Celeste Sauthier. A programação será transmitida no perfil do evento no Instagram e no Youtube.

Embora a comissão organizadora tenha enfrentado vários desafios na execução desse novo formato, Maria Celeste avalia a repercussão da primeira etapa muito positivamente. “Tivemos cerca de 300 acessos para cada proposta apresentada e, hoje, deve ter ainda mais, considerando-se que o material ficou disponível no Instagram e Youtube do evento”, conta a docente. Para ela, o fato de o público poder aproveitar as palestras e minicursos no momento que lhe for mais conveniente é uma vantagem dessa modalidade. Além disso, a docente destaca que foi possível contar com uma palestrante que estava nos Estados Unidos, o que seria difícil viabilizar, em formato presencial, devido à falta de verba para diárias.

Sobre o tema do evento, Maria Celeste destaca a importância de refletir e discutir com especialistas e pessoas da comunidade sobre o atual modelo de economia, que incentiva o consumo desenfreado e predatório, levando a destruição, não só de ecossistemas complexos, como as florestas, mas também de saberes ancestrais como os das comunidades indígenas e quilombolas que dependem diretamente desses ecossistemas. “Uma das consequências desse modelo é o colapso ambiental que leva ao surgimento de doenças cada vez mais graves que vão atingir a todos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Devemos incentivar o consumo do que seja realmente necessário e nos responsabilizar individualmente, cobrando dos envolvidos em toda a cadeia de produção a valorização da bioeconomia, e propondo soluções criativas e ecológicas que possibilitem um modo de viver em harmonia com a natureza”, afirma.

Na última etapa do evento, os participantes são convidados a pensar e apresentar soluções para problemas vividos pela comunidade como a destinação de resíduos, alternativas para formas de plantio, melhor utilização da água e alimentação sustentável. As três melhores propostas serão premiadas com kits, que podem incluir sacola, camiseta, copo e canudo ecológicos. Todas as propostas submetidas podem ser acompanhadas de resumo expandido ou artigo a ser publicado nos anais do evento, caso sejam aprovados pelo Corpo Editorial. Para isto devem seguir as normas e o modelo disponíveis na página do Simpósio.

Confira a programação da segunda etapa:

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br