Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano promove aulas inaugurais online para receber alunos de cursos de Libras
Atualizado em 10 de julho de 2020 às 19:11 horas | Publicado em 10 de julho de 2020 às 18:53 horas

Eventos foram transmitidos via plataforma digital, devido às recomendações de isolamento social, para estudantes de todo o país.

Compartilhe nas redes sociais:
Share

A Pró-Reitoria de Extensão do IF Baiano (Proex) realizou hoje, 10 de julho, aulas inaugurais de dois cursos FIC para ensino de Libras, que estão sendo ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD). Os eventos ocorreram via plataforma online, pela manhã, para os estudantes do nível intermediário, e à tarde, para a turma do nível iniciante. 

As aulas inaugurais foram marcadas pelas boas-vindas aos estudantes do curso, dadas pelo pró-reitor de Extensão do IF Baiano, Rafael Trocoli, e por uma palestra com o professor de Libras, Aisamaque Souza, que apresentou a plataforma do Ambiente Virtual de Aprendizagem e as metodologias que serão adotadas durante as aulas. 

São 600 estudantes, de todo o país, matriculados nos dois cursos. A formação tem o intuito de ensinar pessoas ouvintes a se comunicarem com pessoas surdas, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Segundo o pró-reitor de Extensão, Rafael Trocoli, essa ação contribui para que o Instituto dê mais um passo na consolidação de suas políticas inclusivas. “Promover a formação de profissionais habilitados para acolher surdos em várias outras instituições e segmentos da sociedade é uma necessidade prioritária”, afirmou.

A oferta destes cursos também é parte do conjunto de medidas do IF Baiano destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19. “A oferta dos cursos na modalidade ‘Educação a Distância’ tem sido um aspecto positivo e atrativo, o qual atende a atual condição de isolamento social, em função da pandemia da Covid-19. Desse modo, foram cerca de 11 mil inscritos de várias regiões do Brasil em ambos os cursos, o que comprova a aceitação da estratégia proposta, bem como demonstra a real necessidade para o atendimento dessa demanda social”, concluiu Trocoli.

Em palestra de abertura, o professor Aisamaque Souza apresentou aos alunos o ambiente de aprendizagem dos cursos.

Promover um melhor atendimento a pessoas surdas em seu local de trabalho foi o que motivou a servidora da Defensoria Pública, Talitta Martins, que participou da atividade online, a se inscrever no curso. “Atendemos muitas pessoas na Defensoria, com as mais diversas demandas e características. Neste sentido, acredito que os órgãos públicos devem se capacitar para atender o número mais diversificado de pessoas, pois elas não podem sofrer restrição de acesso simplesmente por possuírem uma deficiência”, contou. 

Ela também destacou a possibilidade de se iniciar na língua via Educação à Distância, nestes tempos em que a recomendação das autoridades é o isolamento social. ”A pandemia terminou distanciando fisicamente as pessoas, mas as tecnologias possibilitam uma aproximação, além da difusão de conhecimento, o que é fundamental, ainda que tenha limitações.”

Sobre a formação 

Os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) ofertados pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a qual o IF Baiano integra, são voltados para que as pessoas possam se aperfeiçoar ou introduzir conhecimentos em determinada área. 

Nesse sentido, o professor Aisamaque Souza, que ministrou a palestra de abertura, explica que a formação representa um pontapé inicial para que o aluno comece no universo da interpretação de Libras, compreendendo as práticas da língua.  No entanto, os cursos não habilitam o aluno para atuar como intérprete. “O curso possibilita que o aluno compreenda as noções introdutórias da interpretação no que diz respeito às estratégias mentais de interpretação, tipologias de interpretação, etc. Para ser intérprete é preciso fazer um curso técnico de Tradução-Interpretação ou graduação em Letras/Libras”, complementa.  

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br