Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Retrospectiva 2019: cinco fatos relevantes sobre o Ensino do IF Baiano
Atualizado em 29 de janeiro de 2020 às 16:06 horas | Publicado em 6 de janeiro de 2020 às 15:48 horas

A área de ensino do IF Baiano foi, em 2019, uma árvore carregada de bons frutos. Mencionar todas as vezes que o Instituto recebeu reconhecimento em atividades ligadas ao Ensino não é tarefa simples diante dos muitos resultados positivos decorridos da dedicação dos alunos e professores, além das medidas tomadas com o objetivo de moldar a área a continuar se consolidando como referência.

Ainda assim, separamos alguns fatos relacionados ao pilar Ensino que marcaram o ano de 2019.

1. Menções honrosas e medalhas entregues a estudantes pelos resultados na OBMEP

Com fases no mês de maio e setembro e resultado divulgado no dia 8 de dezembro, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas entregou medalhas e menções honrosas pelo bom desempenho de estudantes de diversos campi do IF Baiano.

Foi o caso dos estudantes do Campus Guanambi, Lucas Santos, Filipe Neves e Luan Costa, que foram premiados com medalhas de bronze e prata, respectivamente. Além disso, receberam a carta-convite para participarem do Programa de Iniciação Científica (PIC). Também os alunos Gabriely Souza, Gustavo Cruz, Kaian Cardoso, Uili Pereira e Vinicius Moreira receberam menções honrosas pela brilhante participação nas etapas da competição de conhecimento.

E teve estudante mostrando que o IF Baiano também manda bem na área de química. O estudante Dominic Velame de Araújo, do Campus Governador Mangabeira, conquistou medalha de bronze na XIV Olimpíada Baiana de Química (Obaq). Ele competiu com mais de 29 mil estudantes de todo o estado da Bahia.

2. Webconferências intensificadas para aproximar e promover diálogos no IF Baiano

Além das costumeiras reuniões presenciais, com o objetivo de alinhar ações pedagógicas e de planejamento estratégico entre os gestores das áreas pedagógicas, foram realizadas em 2019, mais de 50 webconferências entre os campi do IF Baiano, otimizando recursos e ampliando a comunicação entre os servidores.

O feito, que é um dos maiores já registrados, contemplou todas as áreas e eixos tecnológicos da área de ensino. O ano se concretiza como um período em que o diálogo integrado pela internet, entre coordenadores de cursos, professores, diretores e titulares da pró-reitoria de ensino, foi fortemente intensificado.

3. Projetos Pedagógicos de Cursos reformulados para melhor atender demanda dos alunos

Os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) do IF Baiano, que normatizam, norteiam e regulamentam a execução das didáticas aplicadas aos cursos do Instituto, passaram por importantes reformulações com o objetivo de atender, principalmente, às demandas dos estudantes. Dentre as mudanças, que obedecem a base comum curricular, estão o alinhamento da carga horária mínima de disciplinas como química e matemática e a inclusão de matérias complementares e eletivas.

De acordo com a pró-reitoria de ensino do instituto (Proen), todas as mudanças foram feitas atendendo as demandas regionais e dos cursos da instituição para trazer melhor desenvolvimento aos estudantes.

4. Novo sistema de acompanhamento implantado

O ano também trouxe uma novidade para alunos, pais e responsáveis e professores do IF Baiano. A implantação do novo sistema educacional Suap, que também foi instalado com o intuito de colaborar com tramitação administrativa interna, foi disponibilizado para o uso dos alunos para fins de acompanhamento de notas, presença, realização de matrícula, entre outros. O sistema é uma aposta pela praticidade e organização que propõe.

5. Curso de Engenharia Agronômica reconhecido pelo MEC com conceito 4

Já no finalzinho do ano, o IF Baiano de Bom Jesus da Lapa recebeu uma grande notícia: o curso de Engenharia Agronômica foi certificado com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), numa escala que avalia a qualidade da graduação de 1 a 5.

A certificação foi dada a partir da análise de projeto pedagógico do curso, instalações físicas, satisfação dos alunos, responsabilidade social e qualificação do corpo docente e de técnicos administrativos. Com o conceito recebido, o curso entra para o nível de excelência do MEC.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br