Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Curso de Engenharia Agronômica do Campus Bom Jesus da Lapa é reconhecido com conceito 4 pelo MEC
Atualizado em 6 de janeiro de 2020 às 16:19 horas | Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 15:18 horas

Graduação proporciona excelência em ensino, infraestrutura e corpo docente.

O curso superior de Engenharia Agronômica do IF Baiano, ofertado há quatro anos no Campus Bom Jesus da Lapa, recebeu reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, numa escala que avalia a qualidade do curso de 1 a 5. A nota coloca o curso em nível de excelência e referência em quesitos como infraestrutura, ensino e corpo docente.

O indicativo que é realizado pelo MEC, através de uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), com o objetivo de analisar a situação de cursos pelas instituições de ensino superior do Brasil, apontou qualidade de excelência ao curso de Engenharia Agronômica de Bom Jesus da Lapa. A certificação foi dada a partir da análise do projeto pedagógico do curso, instalações físicas, satisfação dos alunos, responsabilidade social, qualificação do corpo docente e técnicos administrativos.

Estudantes em aula prática do curso de Engenharia Agronômica no Campus Lapa.

De acordo com a coordenadora do curso, Elisa Eni Freitag, esse selo representa “a segurança para o estudante de que o IF Baiano, Campus Bom Jesus da Lapa, está dentro dos padrões necessários de excelência do Ensino Superior, o que garante ensino de qualidade e a validade do diploma do aluno em todo o território nacional”. A titular ainda faz questão de ressaltar que com a nota atribuída pela avaliação do MEC, o estudante também passa a ser melhor reconhecido pelo mercado de trabalho.

A graduação está sendo ofertada em uma região de forte comércio agrícola no estado da Bahia, principalmente no que se refere ao cultivo de banana, o que se torna uma grande oportunidade para os egressos, principalmente após o reconhecimento e o conceito de excelência. Segundo o pró-reitor de ensino do IF Baiano, Ariomar Rodrigues, o nível de alta qualidade é de grande importância tanto para a instituição de ensino, quanto para o mercado de trabalho local.

“Esse selo de qualidade marca a presença do IF Baiano não só no processo de desenvolvimento da educação, como também no processo socioeconômico local de Bom Jesus da Lapa. Esse conceito 4 é, para uma localidade que fica próxima ao Velho Chico, uma grande colaboração para a formação de pessoas que talvez não teriam essa oportunidade de interiorização da educação de qualidade e integrassem o mercado de trabalho profissionalizado”.

O diretor do Campus Bom Jesus da Lapa, Geângelo Rosa, comemora o reconhecimento e a atribuição do conceito 4 mencionando a relevância do curso para o território do Velho Chico, região em que Bom Jesus da Lapa está inserida. “Esse conceito dá mais importância para a existência de um curso na prestação de serviço à comunidade. Assumir essa responsabilidade nos dá um protagonismo diferenciado na região. O conceito 4 nesse processo de reconhecimento, nos coloca na certeza de que estamos no caminho certo para a construção de uma educação de qualidade, principalmente no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou o titular.

Geângelo Rosa ainda conclui dizendo que desde a chegada do IF Baiano em Bom Jesus da Lapa, em 2010, todo o projeto dos cursos está embasado numa construção de uma educação de qualidade na região com o objetivo de transformar vidas. “O que antes era um projeto, agora vem se tornando realidade”, pontuou.

O curso de Engenharia Agronômica foi fundado em Bom Jesus da Lapa no segundo semestre de 2015 e atualmente conta com 125 alunos. A graduação foi instaurada no Campus por uma necessidade dos agricultores do Território Velho Chico e Médio São Francisco, a partir de estudo de demanda realizado em 2014. Hoje, a graduação no Campus se consolida como uma das melhores e a previsão de formação da primeira turma é para o segundo semestre de 2020.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br