Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano marca presença na 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro)
Atualizado em 19 de dezembro de 2019 às 10:39 horas | Publicado em 6 de dezembro de 2019 às 17:51 horas

Com exposição de equipamentos desenvolvidos nos campi e participação em mesas redondas e seminários, o IF Baiano marcou presença na 32ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), entre os dias 23 de novembro e 1º de dezembro, no Parque de Exposições, em Salvador.

O instituto levou à maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, projetos de incentivo à agricultura familiar e ao rendimento agrícola em larga escala, estande com mostra de produtos, e integrou discussões voltadas à produção de cachaça e derivados da cana de açúcar.

Professores e alunos do Campus Guanambi, por exemplo, estiveram no Balcão Científico e Tecnológico da Agricultura Familiar, espaço que fez parte da Fenagro em 2019, destinado à exposição dos projetos e equipamentos voltados para os agricultores. Um dos trabalhos se refere a um medidor de permeabilidade intrínseca do solo, o qual colabora com o estudo da área de plantação agrícola. O outro é um equipamento que tem a finalidade de colaborar com o controle de irrigação, beneficiando agricultores com a economia e o racionamento de água.

Ainda na composição do mesmo balcão, também estiveram alunos e docentes do Campus Uruçuca apresentando dispositivos de irrigação e ferramentas manuais de poda e colheita do cacau, um dos principais produtos cultivados na região sul do estado. Os equipamentos desenvolvidos e apresentados colaboram principalmente com a produção do pequeno agricultor, uma vez que são alternativos e de baixo custo. “Eles visam atender a agricultura familiar. A gente, do IF Baiano de Uruçuca, consegue fazer equipamentos bem simples e baratos para colheita, fermentação e até mesmo para a secagem do cacau, com um custo super acessível”, explica Paulo Sabioni, docente do IF Baiano e um dos orientadores dos alunos.

Além da presença do IF Baiano no Balcão Científico e Tecnológico da Agricultura Familiar, a instituição marcou presença no I Seminário Estadual de Produção de Cachaça e Derivados da Cana de Açúcar. Compondo a mesa e representando a instituição, esteve o pró-reitor de Pesquisa do IF Baiano, Carlos Elízio Cotrim.

No mesmo seminário, falando sobre o papel da pesquisa e inovação tecnológica no desenvolvimento da cadeia produtiva da cana e derivados, o pesquisador Jorge Bispo, do Campus Serrinha, participou como um dos debatedores. Já na mesa de discussões sobre os desafios da educação profissional e tecnológica no ambiente rural baiano, o pró-reitor de extensão, Rafael Trocoli, comentou sobre as principais barreiras enfrentadas na atualidade para o desenvolvimento da tecnologia no campo.

Essa edição da Fenagro ainda contou com espaços para stands e, nessa área, o IF Baiano também esteve presente. Em uma das estruturas montadas, os servidores, além de apresentaram a instituição ao público, falaram sobre a importância dela para o estado da Bahia e as principais atividades desenvolvidas. “O IF Baiano é uma instituição de grande relevância no estado. Seu papel rege vertentes do desenvolvimento profissional para o campo, o que gera, consequentemente, qualidade de vida na zona rural”, destacou o pró-reitor de extensão, Rafael Trocoli.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br