Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano representa o estado em competição nacional de drones
Atualizado em 29 de agosto de 2019 às 12:25 horas | Publicado em 16 de agosto de 2019 às 15:56 horas

Duas equipes do IF Baiano, Campus Guanambi, participaram do evento Fórmula Drone, que é promovido pela Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade (SAE Brasil). A competição ocorreu nas dependências da Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, entre os dias 2 e 4 de agosto e contou com a participação de 41 equipes de dez estados brasileiros.

O evento tem como objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia de Sistemas aplicada a aeronaves de asas rotativas rádio controladas. Segundo o professor e orientador da equipe Drones Guanambi, Leandro Gonçalves dos Santos, durante a competição, os grupos são desafiados a realizar missões com uso de drones, colocando em prática conhecimentos de matemática, física, química e geografia. “As missões envolvem a estabilidade de voo do drone, medição de alvo, travessia de obstáculos, transporte de carga e alijamento de objetos”, relata o professor. Para isso, é necessário que os estudantes realizem cálculos e cumpram objetivos determinados pela comissão técnica do evento.

Este já é o segundo ano em que o IF Baiano participa do evento. Desta vez, como já conheciam a competição, as equipes foram mais preparadas e conseguiram levar drones aptos a realizar as cinco missões apresentadas, enquanto, no ano passado, apenas quatro foram executadas. Para o orientador da equipe IF Copter, o professor Fábio Lima, o Fórmula Drone é uma forma de possibilitar a troca de conhecimento e experiências entre os alunos de diversas instituições e de diferentes partes do país. “Além disso, permite o desenvolvimento do autocontrole e do trabalho sob pressão, tendo em vista que a competição é elaborada com provas que exigem raciocínio rápido, agilidade e precisão”, afirma.

Para o estudante e capitão da equipe Drones Guanambi, Pedro Manoel Oliveira Lopes, a experiência foi bastante proveitosa. “A Fórmula Drone nos proporciona maior interdisciplinaridade e competência para nossas atividades escolares, além de possibilitar o desenvolvimento do cooperativismo e a responsabilidade de um trabalho em equipe. Esperamos melhorar muito com as experiências adquiridas e contar sempre com a colaboração da nossa instituição, à qual agradecemos imensamente pelo apoio”, relata o aluno.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br