Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Turmas do Curso Técnico em Vendas, EAD, iniciam suas atividades
Atualizado em 25 de julho de 2019 às 12:55 horas | Publicado em 24 de julho de 2019 às 16:52 horas

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) realizou, na noite desta terça-feira (23), a aula inaugural do Curso Técnico Subsequente em Vendas, modalidade EAD, da turma de Salvador, no Centro de Referência 2 de Julho. Após processo seletivo ocorrido em junho com mais de 6 mil inscritos para as cerca de 1300 vagas, vários polos e campi de diferentes municípios no estado iniciam, a partir desta semana, as atividades de suas turmas.

O diretor de Educação a Distância do IF Baiano, Antônio Carlos da Silva Costa, considerou o resultado do processo seletivo muito positivo para a instituição e afirmou que o número de inscritos superou em seis vezes suas expectativas. “Todas as vezes que o Instituto cria um curso, ele faz pesquisa de demanda e temos feito várias, mas nenhuma foi tão eficiente quanto a pesquisa para criação do Curso de Vendas, pois estamos vendo uma procura muito grande pelo curso”, explica Antônio Carlos. Para ele, neste momento de alto índice de desemprego, a qualificação profissional é fundamental para conseguir um emprego e se manter nele e essa necessidade de qualificação tem levado as pessoas a procurarem o curso.

O aluno, Osvaldo Dalben, de 69 anos, porém, não se encaixa nesse perfil de profissional que busca qualificação para fins de oportunidade de emprego. Ele trabalha na área de informática há 30 anos, desenvolvendo sistemas e, agora, resolveu abraçar um novo negócio: a produção e venda de cervejas artesanais. Seu interesse pelo curso é um investimento no novo empreendimento. “Eu estou procurando uma forma de entender esse novo público que é bem diferente do público que eu trabalhei até então”, conta Osvaldo.

Para o pró-reitor de ensino, Ariomar Rodrigues dos Santos, o Curso de Vendas EAD, assim como outros cursos fora da área agrícola, representam para o IF Baiano a abertura de novos horizontes de ensino. Conhecido por sua expertise em cursos agrícolas desde a sua criação, o IF Baiano tem vivido um movimento de ampliação da oferta de cursos em outras áreas. “O fato de sermos 100% agrícola não nos impede de ofertar cursos em outras áreas. Somos agrícolas, porque, na época da criação do Instituto, já estávamos com uma estrutura preparada para esse segmento, mas estamos reinaugurando no instituto um modelo de ministrar cursos que esteve esquecido”, explica Ariomar.

O reitor do IF Baiano, Aécio José Araújo Passos Duarte, avalia a ampliação dos cursos a distância como marco para um novo tempo, um tempo de expansão de oportunidades. “Hoje, nossa equipe de educação a distância, apesar de não estar dimensionada como nós gostaríamos, tem feito um trabalho imenso e de uma importância extrema no sentido de ampliar nossas matrículas, nos permitir transpor os muros e cercas dos nossos campi para atingirmos outros municípios, outros espaços e ambientes e, principalmente, atingir uma parcela da população que, muitas vezes, está à margem do processo formativo e isso é uma situação ímpar”, relata o reitor.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br