Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano participa de Festival Internacional do Chocolate e Cacau
Atualizado em 23 de julho de 2019 às 18:11 horas | Publicado em 23 de julho de 2019 às 18:11 horas

Produtos alimentícios desenvolvidos pelo Campus Uruçuca foram expostos no evento.

O Instituto Federal Baiano, Campus Uruçuca, participou do Festival Internacional do Chocolate e Cacau (Festival Chocolat Bahia 2019) com estande de exposição de produtos desenvolvidos nos cursos da instituição. O Festival aconteceu entre 18 e 21 de julho, no Centro de Convenções de Ilhéus, e contou com 170 expositores, 70 representantes de chocolates de origem, e promveu palestras, cursos, oficinas e apresentações culturais.

O Festival Internacional Chocolat é considerado o maior evento de chocolate de origem do Brasil e reúne toda a cadeia produtiva do cacau ao chocolate, derivados, aspectos e manifestações culturais e artísticas em torno desse rico produto agrícola. Mais de 70 mil pessoas visitaram o evento em seus 4 dias. O estande do IF Baiano apresentou os produtos do moderno Centro de Tecnologia de Alimentos doCampus Uruçuca e divulgou os cursos oferecidos pela instituição.

Para o diretor-geral do Campus, Daniel Oliveira, a participação do IF Baiano no evento foi importante, uma vez que o Campus Uruçuca conseguiu, tanto agregar a seus cursos e a atividades de ensino, pesquisa e extensão à cadeia de valor de produção de cacau, quanto ao processo de industrialização do chocolate. “Nossos cursos de Agropecuária e Agroecologia contemplam as atividades de produção, os cursos na área de Alimentos focam na industrialização, já os cursos na área de Turismo exploram o potencial turístico da região ligado ao chocolate. Para nós, essa participação no Festival é estratégica para que a região conheça as atividades que são desenvolvidas no IF Baiano e também faz com que a marca do IF Baiano seja difundida e fortalecida”, explica Daniel.

O público do Festival pôde conhecer a qualidade de alimentos como os chocolates, doces de leite e queijos produzidos pelo campus. O Instituto ofereceu ainda um curso de fabricação de chocolate para iniciantes, que contou com oito turmas, nos dias 20 e 21 de julho.

O campus do IF Baiano em Uruçuca é o único na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com um avançado centro de pesquisa e cursos de diversas modalidades, que integram todas as etapas da cadeia produtiva do cacau e do chocolate. Uma atuação que, segundo o diretor-geral do Campus, fortalece as vocações e riquezas do território e da gente do Sul da Bahia.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br