Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Após repercussão internacional, pesquisadores do IF Baiano são homenageados pela Câmara de Valença
Atualizado em 18 de junho de 2019 às 9:46 horas | Publicado em 18 de junho de 2019 às 9:43 horas

Projeto com tecnologia assistiva de baixo custo participou de evento nos EUA em maio

Professores e alunos do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), campus Valença, que desenvolveram um dispositivo para possibilitar a comunicação de pessoas acometidas pela ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) foram homenageados pela Câmara Municipal de Valença, no dia 10 de junho. A pesquisa intitulada ACAPELA (Aparelho de Comunicação Alternativa para Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica) foi um dos nove projetos escolhidos na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) para representar o Brasil no Intel International Science and Engineering Fair (Intel ISEF) que aconteceu em maio deste ano e levou alunos do IF Baiano aos Estados Unidos.

Pesquisadores recebem moção de aplausos na Câmara Municipal de Valença

No mercado, já há tecnologia parecida, mas o dispositivo (um óculos) desenvolvido pelos estudantes Evandro Moreno, Hillary Nunes e Saulo Marcos, sob orientação dos professores Leandro Teixeira e Gustavo Sabry, tem sido premiado e reconhecido por sua acessibilidade e baixo custo de produção. Segundo Gustavo, o único sistema semelhante ao ACAPELA disponível no mercado, em sua versão mais simples, custa 9 mil reais e obriga o paciente a ter um computador. Já o ACAPELA independe do computador para o seu funcionamento, mas permite que, se for de seu interesse, o paciente possa manuseá-lo. As versões desenvolvidas custam entre 200 e 350 reais.

Colocar tecnologia de ponta a serviço da saúde e da qualidade de vida das pessoas é o que tem movido o trabalho dos professores Leandro e Gustavo, em parceria desde 2017. Gustavo explica que a ELA é uma doença rara e que quanto menos pessoas um problema de saúde atinge, menos lucrativo se torna desenvolver tecnologias voltadas a ele. Por isso, conclui, “para muitos portadores da ELA, algo fundamental como a comunicação ainda é inacessível”. O professor reforça a importância das pesquisas realizadas pelas instituições públicas de ensino, que se diferenciam dos estudos feitos por corporações comerciais por seu caráter humano e social.

“Desenvolver um trabalho como esse faz com que os alunos tenham uma visão mais cidadã, engajem-se pelo bem da sociedade e se interessem por criar produtos que possibilitem acesso e equidade”, afirma Gustavo. Para o bolsista da pesquisa, Saulo Marcos, participar do projeto foi uma experiência única, especialmente, diante da repercussão do trabalho. “Vimos a importância do nosso projeto e de projetos semelhantes na vida das pessoas e pudemos perceber que, de alguma forma, podemos melhorar a qualidade de vida de muita gente”, conta Saulo.

Os três estudantes envolvidos na pesquisa cursam o ensino médio integrado ao técnico. São jovens, aprendendo cedo a fazer pesquisa de ponta. Para o docente Leandro, é muito interessante iniciar alunos de nível médio na pesquisa, pois eles percebem que ser cientista não é algo distante e podem ter acesso a uma jornada longa e de sucesso na ciência. O professor explica ainda que o compromisso do aluno com o projeto interfere em seus resultados em sala de aula e no seu amadurecimento. “A pesquisa faz com que o jovem se interesse mais pelos estudos, pois o método de pesquisa científica pressupõe disciplina, responsabilidade e estudo”, afirma Leandro.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br