Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano forma primeira turma do curso técnico em Vendas EaD
Atualizado em 27 de Maio de 2019 às 16:55 horas | Publicado em 21 de Maio de 2019 às 17:14 horas

Dezenove alunos receberam diploma de Técnico em Vendas na última sexta-feira, 17, em cerimônia de realizada no auditório do Parque Tecnológico da Bahia, em Salvador. Os concluintes fizeram parte da primeira turma do curso técnico subsequente em Vendas, na modalidade de Educação a Distância (EaD), ofertado pelo polo EaD do Centro de Referência 2 de Julho (antigo Colégio Central) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

IF Baiano diplomou dezenove novos técnicos em vendas.

A solenidade celebrou a conquista da turma e contou com as congratulações de representantes do IF Baiano e com a presença de amigos e familiares dos recém-diplomados. “No início, foi bastante difícil por que foi um curso piloto e a instituição foi, cada dia mais, se aprimorando. A grade curricular foi extremamente importante para a minha formação e, hoje, eu estou muito feliz”, afirmou o concluinte Erick Sanches que já comemora a ascensão profissional obtida com a nova formação. “Eu já trabalhava na área, como jovem aprendiz, e aí busquei o IF Baiano, que ofertava o curso técnico em Vendas, para poder me aperfeiçoar. E, através do IF Baiano, eu consegui uma efetivação na empresa e, hoje, sou promotor de vendas”, relatou.

Participaram da mesa da cerimônia, o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, o Pró-Reitor de Ensino, Ariomar Rodrigues, o diretor de Educação a Distância, Thonny Hawany, a Coordenadora do Curso, professora Cecília Bezerra, a paraninfa, professora Cristiane Brito, e a patronesse, professora Laís Moreira Cavalcanti.

Segundo estimativa da Diretoria de Educação a Distância, 75% do total de concluintes da turma já trabalha no setor de vendas e 50% já conseguiu uma colocação na área após a conclusão do curso. “Hoje, está sendo para nós um grande laboratório de aprendizagem. E, a partir daqui, eu acredito que nós só temos a crescer. Essa é só a primeira turma em Educação a Distância de muitas que virão, na mesma modalidade (subsequente e ensino médio) e também na graduação e especialização”, afirmou o diretor de educação a distância do IF Baiano, Thonny Hawany.

A professora Laís Moreira, escolhida patronesse da turma, salientou a resiliência dos estudantes e da equipe pedagógica no enfrentamento das dificuldades durante a trajetória do curso. “A gente persistiu para honrar aqueles que queriam e a gente conseguiu ir até o final. Então, é [um momento] muito emocionante e estamos com uma expectativa muito positiva para julho, para os novos cursos e novas turmas, e queremos voltar a ter alunos e garantir educação pública, gratuita e de qualidade, que é a nossa missão“.

A expansão da oferta de Educação a Distância, segundo o reitor, Aécio José Duarte, é um propósito da instituição e está em processo de reestruturação. “Estarmos hoje fazendo a formatura de uma turma é um marco emblemático como incentivo maior para esse trabalho”, frisou.

Ainda de acordo com o gestor, a modalidade é uma forma de ampliação da matriz do IF Baiano e de fazer um trabalho mais abrangente no atendimento das demandas dos territórios. “O IF Baiano consegue ampliar em muito o número de municípios e comunidades em que ele atua através da modalidade EaD, por que nós fazemos parcerias com as prefeituras e, através dessas parcerias, angariamos os alunos e ofertamos as formações. Então, é um trabalho que tem que continuar”, concluiu.

A partir do próximo semestre, o IF Baiano abre seleção para cursos da modalidade EaD. Já está disponível edital de seleção para preenchimento de 1.320 vagas do curso técnico de Vendas, que será ofertado em diversos polos espalhados pelo estado. As inscrições ocorrem de 24 de maio a 06 de junho.

Confira fotos da cerimônia de formatura:

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br