Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano deverá ter polo de Educação à distância em Itaparica
Atualizado em 15 de abril de 2019 às 14:48 horas | Publicado em 28 de março de 2019 às 10:57 horas

Diretoria de Educação à Distância também anuncia oferta de mais de 6 mil vagas para os próximos dois anos.

Na última quarta-feira, 20, o reitor e representantes da Diretoria de Educação à Distância do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) se reuniram com a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, e o secretário de educação, Matheus Albergaria, para discutir a implantação de um polo de Educação à Distância do IF Baiano no município. A equipe do instituto também visitou escolas que poderão sediar os encontros presenciais dos cursos.

Foto: Ascom/IF Baiano

O acordo de cooperação que está sendo firmado tem como proposta oferecer à população itaparicana, cursos técnicos gratuitos, da forma de articulação subsequente ao ensino médio, ainda em 2019. Também está prevista a oferta de cursos superiores para os próximos anos.

Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, esta é mais uma ação que cumpre o papel do Instituto de promover educação profissional em todos os locais que puder atingir. “Enquanto existirem espaços demandando educação profissional, seja ela presencial ou na modalidade à distância, em todos os níveis, a gente tem que estar buscando, pensando e discutindo uma forma de atender. Essa é uma educação a distância [que estamos viabilizando] com esforço próprio, portanto, dependemos do apoio e da parceria das prefeituras”, destacou o gestor.

O Polo EaD em Itaparica será o primeiro ligado ao Centro de Referência Dois de Julho, com sede em Salvador. Segundo o diretor de Educação à Distância do IF Baiano, Antonio Carlos da Silva, a ideia de implantar o polo surgiu pelo interesse da prefeitura em estabelecer uma parceria sólida com uma instituição de educação que pudesse atender suas demandas por formação e que contribuísse a curto, médio e longo prazo. “Por outro lado, Itaparica sempre esteve nos objetivos do IF Baiano. Itaparica e as ilhas da vizinhança de Salvador precisam da assistência de instituições de ensino no sentido de contribuir com o seu integral desenvolvimento”, completou.

Segundo a prefeita de Itaparica, Marlylda Barbuda, a oferta de cursos poderá atender uma demanda importante do município. “As pessoas aqui tem uma dificuldade de acesso à capital. Então, as pessoas buscam Salvador para fazer formação profissional, para se preparar para a atuação no mundo do trabalho. Então, se a gente tiver, como a gente vai ter, a possibilidade de trazer o IF baiano na perspectiva da formação, eu tenho certeza que o nosso cidadão itaparicano se dedicará a absorver isto como proposta de mudança de vida, uma mudança da questão da dignidade mesmo, por estar produzindo muito mais e melhor no mundo do trabalho”, destacou.

Na opinião do secretário de educação, a parceria irá impulsionar o desenvolvimento na região. “Tenho certeza que o IF Baiano vem para colaborar conosco nesse projeto de construção de uma cidade. Então, a gente, como município, se compromete a ter todo empenho e esforço possível pra colaborar para que essa parceria seja longeva”, afirmou.

Previsão de oferta de cursos EaD em 2019/2020

A Diretoria de Educação à Distância do IF Baiano prevê ainda a oferta de mais de 6 mil vagas em cursos da modalidade Ead para os próximos dois anos. Ainda neste semestre serão oferecidas 16 disciplinas especiais para atender os alunos em dependência nos cursos de Secretaria Escolar e 6 disciplinas para os alunos em dependência no curso de Vendas. No segundo semestre de 2019, serão disponibilizadas mais de 2 mil novas vagas para os cursos de Secretaria Escolar, Multimeios Didáticos e Vendas.

Para início em 2020, há previsão de abertura de vagas para cursos superiores de tecnologia (cursos tecnólogos) em Gestão Comercial e Gestão Pública e cursos de pós-graduação lato sensu (cursos de especialização) em Matemática e Libras.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br