Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Projetos de estudantes do IF Baiano são premiados na 17° edição da Febrace
Atualizado em 15 de abril de 2019 às 14:49 horas | Publicado em 26 de março de 2019 às 13:52 horas

Trabalhos são de estudantes dos campi Catu e Valença.

estudantes-ifbaiano-premio-febraceProjetos de pesquisa inovadores desenvolvidos por estudantes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) foram premiados na edição de 2019 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O tradicional evento, considerado a maior mostra de ciências e engenharia do Brasil, foi realizado entre os dias 18 a 22 de março na Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), reunindo mais de 300 projetos de iniciação científica de estudantes de ensino médio de todo o país.

Dispositivo propõe comunicação alternativa para que pessoas acometidas pela ELA.

O projeto “ACAPELA: Aparelho de Comunicação Alternativa para Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica” foi um dos grandes destaques da Feira, obtendo reconhecimento em quatro categorias. Levou o 2° lugar na área de Ciências Exatas e da Terra, conquistou o prêmio da Associação de Engenharia e Ciências de Yale (YSEA), que reconhece os trabalhos de maior destaque em Ciência da Computação, Engenharia, Física ou Química, o prêmio da Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia) e também foi o melhor colocado entre os projetos da Bahia, obtendo o prêmio Destaque Unidades da Federação.

A ideia de criar um recurso de tecnologia assistiva de baixo custo, com foco especificamente na comunicação alternativa para que pessoas acometidas pela ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) pudessem se comunicar, literalmente, num piscar de olhos, foi desenvolvida pelos estudantes do Campus Valença, Saulo Marcos, Evandro Moreno e Hillary Nunes, sob orientação dos professores Leandro Teixeira e Gustavo Sabry. O dispositivo (um tipo de óculos) interpreta os comandos da pessoa com ELA e monta as sentenças, letra a letra, que, por sua vez, são expostas em um display. A versão mais sofisticada do sistema permite também que o paciente digite mensagens no computador e, além disso, que possa manuseá-lo. O intuito é de que a tecnologia facilite a comunicação das pessoas com ELA, promovendo autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

premio-ifbaiano-febrace-incienciaOutro projeto do IF Baiano, a pesquisa “Raiz, identidade e empoderamento: Um estudo histórico-químico da ditadura dos padrões de beleza dos cosméticos na sociedade contemporânea”, desenvolvido pelas estudantes do curso técnico em agropecuária do Campus Catu, Juliana Caldeira e Maria Rafaela Matos, foi um dos destaques da categoria Ciências Humanas e premiado com a publicação do trabalho na revista nacional InCiência. O trabalho, de orientação dos professores Saulo Capim e Emili Abrahem, tem como objetivo estudar a formação da identidade nacional e sua relação com a imposição da globalização dos produtos de cosméticos voltados para cabelos crespos e cacheados.

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br