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Projeto lança revista em quadrinhos sobre educação inclusiva
Atualizado em 19 de fevereiro de 2019 às 11:36 horas | Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 12:39 horas

Publicação é resultado do projeto de pesquisa “Educação Inclusiva em Quadrinhos: Provocando Reflexões”, desenvolvido no Campus Guanambi.

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O projeto de pesquisa “Educação Inclusiva em Quadrinhos: Provocando Reflexões”, desenvolvido no Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi, lançou uma revista com ilustrações em quadrinhos que traz como temática a inclusão de pessoas com deficiência. A publicação apresenta situações cotidianas vivenciadas por pessoas com deficiência, ressaltando comportamentos que reforçam preconceitos, discriminação e falta de informação.  O intuito é de sensibilizar e educar o leitor acerca de boas práticas que contribuem para a inclusão destas pessoas nos diferentes espaços sociais.

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A publicação traz 22 páginas com histórias para refletir sobre diversidade, inclusão e respeito. Foram impressos 300 exemplares, distribuídos em bibliotecas e escolas, mas também é possível acessar a versão digital. A revista é resultado do projeto de pesquisa “Educação Inclusiva em Quadrinhos: Provocando Reflexões”, apoiado pela Pró-reitoria de Pesquisa (Propes) do IF Baiano e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

As histórias presentes na revista foram baseadas em situações reais relatadas por pais, amigos e professores de pessoas com deficiência. “Através do relatos de situações e experiências que envolveram posturas preconceituosas, refletimos sobre as barreiras atitudinais para a inclusão das pessoas com deficiência e, elaboramos o material, pretendendo levar o leitor a reflexão para mudanças de atitudes”, explicou o professor Woquiton Fernandes, um dos responsáveis pela criação da cartilha.

Responsável pelas ilustrações e diagramação da revista, o estudante do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e integrante do projeto, Willian Lima, explica que o uso de imagens e ilustrações em forma de quadrinhos foi pensado para facilitar o entendimento da mensagem. “Ocorre que o processo de inclusão não é uma tarefa fácil. É preciso continuamente pensar e repensar formas de estratégias que busquem aproximar as desigualdades de aprendizagem. Por isso, o uso de recursos mais simples e objetivos podem contribuir para facilitar o entendimento da sociedade, mais ou menos instruída, a superar o preconceito”.

Acesse a revista.

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