Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Feira de Ciências incentiva a pesquisa em Senhor do Bonfim
Atualizado em 20 de novembro de 2018 às 19:19 horas | Publicado em 14 de novembro de 2018 às 11:36 horas

O evento contribui para fomentar nos alunos o desejo de seguir a carreira científica preocupados com o desenvolvimento da região.

WhatsApp Image 2018-11-09 at 14.15.49

A sexta edição da Feira de Ciência e Tecnologia do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru – VI FECITEC movimentou o centro da cidade num dia de troca de conhecimento e experiência. O evento reuniu mais de 100 trabalhos de estudantes de escolas públicas e privadas da região contemplando os níveis fundamental e médio, subsequente e superior. Além da apresentação de trabalhos, vários estandes foram montados na praça para a realização de experimentos, exposição de maquetes, exposição de livros, obras artísticas, jogos, apresentações culturais e bandas.

O evento é organizado pelo IF Baiano Campus Senhor do Bonfim, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão do IF Baiano, e tem como parceiros o Centro Juvenil de Ciência e Cultura, a Universidade do Estado da Bahia e a prefeitura municipal de Senhor do Bonfim. “Nós estamos investindo em recursos humanos, em alunos que estão começando a vida acadêmica, principalmente no Instituto Federal Baiano, no ensino técnico e uma Feira de Ciências é importante, justamente, para fomentar nos alunos esse desejo de partir para uma carreira científica para trazer desenvolvimento para a região”, comenta o professor Juracir Santos, coordenador do evento.

Sempre com o tema “A ciência e a tecnologia em busca do desenvolvimento sustentável”, a FECITEC-BONFIM têm promovido para a região uma série de transformações positivas em todas as esferas do ensino de ciências, proporcionando aos alunos e professores crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.

O coordenador Juracir Santos ressaltou ainda a importância do evento no incentivo a pesquisas voltadas para a geração de tecnologias capazes de explorar as riquezas que a região tem principalmente nas áreas de produção agrícola, agropecuária e de minério. “Um exemplo disso é o ferro que é produzido aqui na região. Ele pega um trem, vai para o porto e depois é mandado para Ásia, para países da Europa para ser transformado em aço e depois a gente compra esse material muito mais caro. É importante a gente desenvolver essa tecnologia na nossa região. O intuito de uma Feira como essa é justamente buscar que os jovens despertem o interesse por trabalhar na área de ciências e tecnologia, mas também preocupados com a sustentabilidade da região”.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br