Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Bule-Bule é um dos destaques da 8ª edição do GEOBONFIM
Atualizado em 27 de agosto de 2018 às 22:37 horas | Publicado em 27 de agosto de 2018 às 22:20 horas

Na véspera do evento, Bule-Bule esteve no Campus convidando a todos para o Congresso.

Compartilhe nas redes sociais:
Share
20180827_163132

Professor Dr. Vandemberg Salvador, coordenador do GEOBONFIM, e Bule-Bule durante visita ao Campus Bonfim.

Começa nesta terça-feira, 28, a 8ª edição do GEOBONFIM – Congresso Internacional de Geotecnologias que vai discutir temas como “O Futuro e as grandes tendências das geotecnologias”, “Introdução a Cidades (e Comunidades) Inteligentes” e “Cadastro Territorial Multifinalitário”. A abertura do GEOBONFIM terá como novidade, este ano, a apresentação do cantor e repentista Bule-Bule. Na véspera do evento, ele esteve no Campus antecipando um pouco do que o público poderá ver e convidando a todos para o Congresso.

O objetivo do GEOBONFIM é reunir professores, pesquisadores, instituições de ensino, pesquisa e extensão, gestores estaduais e municipais, empresários e a sociedade civil organizada para discutir a utilização das geotecnologias enquanto ferramentas tecnológicas eficazes úteis à compreensão, enfrentamento e resolução dos problemas socioambientais que afetam historicamente o semiárido baiano.

O GEOBONFIM é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Senhor do Bonfim, com o apoio da reitoria, organizado pelo grupo de pesquisa LABGEO-Labor em Geotecnologias(CNPQ), sob a coordenação geral do Prof. Dr. Vandemberg Salvador. “O GEOBONFIM é um evento de extensão sobre educação, ciência e tecnologia cujo foco essencial é provocar a discussão e o aprofundamento no âmbito dos temas propostos a cada ano. Apresentar os potenciais das geotecnologias – enquanto ferramentas de informação – para auxiliar nas transformações necessárias para a região do semiárido e discutir acerca das seus usos, impactos e externalidades positivas, é de fundamental importância, tanto para as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Campus Senhor do Bonfim, bem como para a socialização destas geotecnologias, afetando favoravelmente o cotidiano das pessoas e das instituições em âmbito regional”, explica o professor Salvador.

Entre os palestrantes do Congresso estarão o Prof. Dr. Alberto Gomes, da Universidade do Porto – Portugal, uma das maiores autoridades em Geografia e Cartografia, o Prof. Dr. Manoel Fernandes de Sousa Neto, da USP-SP, especialista em Mapas e Geografia Histórica, a Profª Drª. Sueli Furlan, também da USP-SP, que trabalha com pesquisas socioambientais em Conservação de Florestas Tropicais, e a Engª Cartógrafa Vânia Cláudia de Assis, especialista em Geoprocessamento, que trabalhou no processo de cartografia da Antártica.

Também participam do evento o Prof. Dr. Abimael Cereda Júnior, da GEOGRAFIA DAS COISAS-SP; o Geógrafo/cartógrafo Eduardo Freitas, do MUNDOGEO-PR, o Prof. Dr. Urbano Nobre, da PUC-SP; o Prof. Dr. Niel Nascimento, da UESC-BA, Prof. Dr. Marcos Hasenack, Prof. Dr. César Cabral e Prof. Me. Rovane Marcos de França, os três do IF Santa Catarina-SC, Prof. Dr. Artur Caldas Brandão, da UFBA, Prof. Dr. Frederico Fonseca IF Paraná-PR, Profª Drª. Wilma Guedes de Lucena, da UFPB, o Cel. Luiz Munaretto, da FAB, a Engª Cartógrafa Miriam Isabel Say, o Geógrafo Vinicius Filier, IMAGEM-SP, e o Engenheiro Cartógrafo Miguel Pedro Neto, Coordenador Geral de Cartografia do INCRA-BR.

O GEOBONFIM 2018 tem o apoio institucional da UNIVERSIDADE DO PORTO, USP-SP, PUC-SP,UFBA-BA, UFPB-PB, UESC-BA, IFSC-SC, IFPR-PR, INCRA-BA, IMAGEM-SP, MUNDOGEO-PR E FERBASA.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br