IF Baiano
PÁGINA DO SERVIDOR




Cursos
Cursos
Última atualização: 28/06/2016 - 11:38 horas | Data de publicação: 08/06/2016 - 16:35 horas

A capacitação visa atender às necessidades de Treinamento e Desenvolvimento do IF Baiano, com o objetivo de aprimorar o conhecimento e habilidades de todos os servidores docentes e técnico-administrativos. Para tanto, foi elaborado o Plano Anual de Capacitação, de responsabilidade da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal (CODEP) / DGP, com aprovação do CONSUP.

O Plano Anual de Capacitação foi elaborado com base nas informações extraídas do formulário Levantamento de Necessidades de Capacitação – LNC;

O Plano Anual de Capacitação abrangerá temas relacionados com:

  • Qualificação – Processo de aprendizagem baseado em ações de educação formal tendo em vista a preparação do servidor visando habilitá-lo para o desenvolvimento das operações e/ou atividades pertinentes ao cargo e ambiente organizacional;
  • Aperfeiçoamento – Processo de aprendizagem formatado em ações de capacitação que não sejam de educação formal, que atualiza, aprofunda conhecimentos e contempla a formação profissional do servidor, com o objetivo de torná-lo apto a desenvolver suas atividades, tendo em vista inovações conceituais, metodológicas e tecnológicas;
  • Readaptação Profissional – Processo de orientação de servidores incapacitados ou desajustados funcionalmente (ex.: funcionários provenientes de afastamento médico ou de acidentes), visando encaminhá-los e prepará-los para o desempenho de funções compatíveis com seus interesses, capacidades e aptidões;
  • Integração – O objetivo básico é desenvolver e integrar o novo servidor dentro de um clima positivo de relações humanas.

O NUCAP selecionou diversos cursos de curta duração na modalidade à distância em diferentes áreas, promovidos por instituições que são referência na capacitação de servidores públicos. Desta seleção originou-se a  relação de cursos e ações de capacitação, em sua maioria gratuitas, e seus certificados, se com carga horária igual ou maior do que 20 horas/aula, podem ser utilizados para fins de Progressão por Capacitação (Lei 11.091/05).

  1. Escola de Administração Fazendária – ESAF;
  2. Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;
  3. Escola Virtual Bradesco;
  4. Escola Virtual MPOG (SOF);
  5. Instituto Legislativo Brasileiro – ILB SENADO;
  6. Plataforma de Ensino Coursera;
  7. Portal de Educação Veduca;
  8. Portal SIPEC;
  9. Tribunal de Contas da União;
  10. Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO.

 

Cursos focados na capacitação de servidores públicos de diversos órgãos

O IF Baiano firmou o Termo de Cooperação com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) visando a oferta de alguns cursos de capacitação presenciais da ENAP neste Instituto.

Instruções para o Processo de Inscrição:

1) Realizar o cadastro no site da ENAP e criar sua senha pessoal;

2) Clicar nas Opções: Cursos e Seminários – Calendário – Calendário Anual – Cursos nas Instituições do Programa ENAP em Rede.

Após a definição do Curso o servidor deve escolher a Turma do IF Baiano.

A inscrição nos cursos é gratuita. O recurso financeiro das diárias e passagens será proveniente da rubrica de capacitação, que será destinado ao campus de origem do servidor para execução.

Cursos ofertados pelo IF Baiano em parceria com o Programa ENAP em REDE

Curso

CH

Período

Inscrições

Campus

Elaboração de Termo de Referência e Projeto Básico para contratação de bens e serviços no setor público. ETR

14h

26 e 27/07/16

Até 12/07/2016

Itapetinga

Fundamentos de Gestão da Logística Pública

21h

12 a 14/07/2016

Até 28/06/16

Valença

 

Para dúvidas e sugestões sobre estes e/ou outros cursos, contate a DGP/CODPE/NUCAP pelo nucap.dgp@ifbaiano.edu.br ou pelo telefone 71 3186 0001 ramal 216.

Print Friendly