Licenciatura em Química
Matriz Curricular
Última atualização: 23/08/2019 - 17:13 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 14:25 horas

A organização curricular do curso é regida e administrada nos pilares da interdisciplinaridade, da flexibilidade, da articulação entre teoria e prática e da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão tendo como concepção:

  • Interdisciplinaridade, caracterizada pela realização de atividades acadêmicas integradoras de diversas áreas do conhecimento, convergindo tais saberes para a formação esperada do curso, a abordagem interdisciplinar em cada componente curricular, a exemplo da Química Ambiental e demais disciplinas da área de Química, nas quais as ementas contextualizam os conhecimentos específicos das disciplinas com o descarte adequado de resíduos, coadunando com a formação de sujeitos ambientalmente responsáveis, ou ainda a utilização de ferramentas da matemática, física e tecnologias da informação para o aprendizado da Química. Citam-se também os seminários integradores e práticas pedagógicas com proposição de associação entre os conhecimentos específicos, do campo educacional e prático no desenvolvimento de projetos de ensino.
  • Flexibilidade, através da efetivação de currículo não rígido, este Projeto de Curso minimiza os pré requisitos para as disciplinas, indica a realização de disciplinas, com carga horária e ementa compatíveis, nos demais cursos superiores ofertados pelo Campus, assim como valoriza o aproveitamento de disciplinas e estudos de forma a permitir uma maior mobilidade acadêmica e ampliação do percurso formativo do estudante. Ressalta-se ainda a divisão da carga horária das disciplinas em quinze semanas letivas possibilitando utilizar os dias letivos restantes para as práticas pedagógicas, seminários integradores e estágios, considerando que estas atividades poderão ser desenvolvidas em ambientes distintos do IF Baiano Campus Guanambi, permitindo destarte, a participação de alunos trabalhadores.
    Articulação entre teoria e prática, traduzida na organização das cargas horárias das disciplinas, reservando um quantitativo para atividades práticas e aulas experimentais, incluindo as Práticas Como Componentes Curriculares que preveem a realização de atividades práticas/projetos de ensino aliando os saberes teóricos/práticos de cada componente com vistas à produção de conhecimento e o desenvolvimento de parcerias intra e interinstitucionais.
  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, através da submissão de projetos aos editais de agências de fomento, utilização dos laboratórios, parcerias com as escolas de educação básica e instituições de ensino superior para o desenvolvimento destas atividades, programas de iniciação à docência, a exemplo do Pibid, divulgação e incentivo à participação em eventos científicos.
  • Valorização das tecnologias de informação e comunicação como ferramentas no processo de ensino aprendizagem, desde o início do curso, em estreita relação com as atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão alicerçadas na utilização de hardwares e softwares de apoio ao ensino, laboratórios virtuais, plataforma Moodle, páginas eletrônicas de centros de pesquisa e periódicos, dentre outros.

Sua estrutura curricular tem disciplinas da área de educação cujas abordagens referem a aspectos filosóficos, sociológicos e da organização da educação brasileira. Aliam a estes o método científico e seus aspetos inerentes à normatização científica, conforme a Associação Brasileiras de Normas Técnicas), além de técnicas de análise de textos. Vale ressaltar que ensejado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96), o curso contempla a organização didática, a reflexão de questões socioambientais, a educação para diversidade e a inclusão social, face às exigências da Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), de modo a contemplar uma formação humanística e integral.

Em atendimento à Resolução N° 2, de 1 de julho de 2015, que redefine as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior, o curso superior de Licenciatura em Química do IF Baiano – Campus Guanambi orienta-se por núcleos: Núcleo de Estudos de formação geral, de áreas específicas, de estudos interdisciplinares, e do campo educacional; Núcleo de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional e Núcleo de estudos integradores para enriquecimento curricular. O primeiro núcleo apresenta o componente Química como estrutura primeira, abordando conceitos, princípios e aplicações desta Ciência. Nele insere-se um conjunto de disciplinas com conteúdo específico de Química, cujo aprofundamento do conhecimento abarca a Química teórica e experimental, com uso de métodos que permitem a compreensão de vários aspectos do cotidiano repleto de tecnologias.
Referente às disciplinas de cunho matemático, há uma abrangência de um conjunto mínimo de conceitos e ferramentas necessários ao tratamento dos fenômenos físico-químicos, em nível de apresentação, ao longo do curso, e com ênfase nas estruturas teórica e experimental, com uso gradativo do Cálculo Diferencial e Integral como ferramentas matemáticas apropriadas para sua completa formulação.
Nessa perspectiva teórica, arregimenta-se a compreensão fundamentada no espectro educacional por compreender o espaço escolar local de construção coletiva traduzido em encontros e em troca de ideias e notado pelo respeito ao cotidiano de seus pares. Desses encontros, sugerem momentos de reflexão dos subjetivismos fomentados na coletividade. Nesse sentido, a escola se constitui organismo construto do saber renovável, e, ao mesmo tempo, de busca pela manutenção da identidade singular, frente à imposição de padrões homogêneos no mundo pós-moderno. Tal intercambiação de saberes permitirá a formação de profissionais competentes para atuar nesta realidade mutante e global e oportunizará aos licenciandos superarem tendências excessivamente acadêmicas, livrescas, discursivas e reprodutivas das práticas educativas. Destaca-se a oferta da disciplina Língua Brasileira de Sinais (Libras) com o objetivo preparar o futuro docente para atuação junto aos indivíduos com deficiência auditiva, tendo em vista os preceitos da inclusão escolar.
A Resolução CNE/CP 02, de 01 de julho de 2015 estabelece uma carga horária mínima de 400 horas para a prática como componente curricular de ensino. Em consonância com esta resolução, neste Projeto Pedagógico de Curso, a prática como componente curricular engloba as Práticas Pedagógicas, ofertadas em todos os semestres do curso, e os Seminários Integradores, estabelecendo uma dialogicidade com os demais componentes curriculares e uma estreita articulação entre a formação docente e o exercício profissional através de atividades de ensino, pesquisa e extensão vivenciados nos diversos espaços educativos.
Nesse sentido, as Práticas Pedagógicas, permitirão ao discente, momentos de investigação/inserção nos espaços formais e não-formais de educação, de modo a desenvolver uma postura reflexiva e pesquisadora durante toda a aprendizagem da docência e consequente estreitamento de laços entre o IF Baiano Campus Guanambi e as escolas de educação básica. Os graduandos desenvolverão atividades experimentais, tais como exposições para turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, preferencialmente da rede pública de ensino. Também desenvolverão atividades enriquecidas com a utilização de tecnologias da informação (incluídos o computador, vídeo e softwares educativos), narrativas orais e escritas de professores, produções de alunos, situações simuladoras e estudos de casos. Assim, a prática como componente curricular não ficará reduzida a um espaço isolado, restrita ao estágio e desarticulada do restante do curso.
A participação dos licenciandos em espaços formais e não formais de educação, para além do estágio supervisionado, oportunizará a construção gradativa dos saberes necessários à docência no que diz respeito aos aspectos políticos, sociais, culturais, ambientais e teórico-metodológicos através de observação in loco, iniciação à pesquisa em Ensino de Ciências e Química, análise, elaboração e execução de projetos de pesquisa e de intervenção.

Conheça a matriz curricular do curso

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br