Pós-Graduação Lato Sensu – Campus Catu
Educação Científica e Popularização das Ciências
Docentes
Última atualização: 02/04/2024 - 15:38 horas | Data de publicação: 02/04/2024 - 15:38 horas

Profa. Dra. Alexandra S. de Carvalho

  • Síntese curricular: Possuo Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2001), Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) na área de Biotecnologia Industrial (2010). Em 2021 iniciei os estudos do estágio pós-doutoral no Programa de Ensino de Ciências e Matemática da UFS. Ministrei aulas de Química para alunos do Ensino Médio pela Secretaria de Educação da Bahia (1997-2004). Ministro aulas para estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e licenciatura em química do IF Baiano campus Catu. Atualmente desenvolvo atividades relacionadas com a Educação Científica e Ensino de Ciências. Coordenei o Curso de Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências do campus Catu (Novembro 2014 – Fevereiro 2016). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Científica certificado pelo CNPq (2011-2021). Desenvolvo trabalhos e projetos voltados para a formação inicial e continuada de professores com ênfase em pesquisas voltadas para a Experimentação no ensino de ciências, Produção de recursos didáticos e Educação científica.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3478114592554532
  • E-mail: alexandra.carvalho@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. André Luiz A. Rezende

  • Síntese curricular: Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em 2015. Mestre em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (CEPPEV) em 2005. Tecnólogo em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa em 1999. Professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – Campus Catu) desde 2008. Docente do curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Docente na Pós-graduação Lato Sensu em Educação Científica e Popularização das Ciências. Docente do curso Técnico em Alimentos (Integrado). Pesquisador na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em particular no campo das Tecnologias Assistivas, Geotecnologias, Jogos Digitais, Inteligência Artificial, Visão Computacional e Modelos Robóticos com ênfase em Educação.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7031235791316163
  • E-mail: andre.rezende@ifbaiano.edu.br

Profa. Me. Anísia Gonçalves Dias Neta

  • Síntese curricular: Mestrado em Filosofia pela UECE. Especialista em Filosofia Contemporânea pela UEFS. Licenciatura em Filosofia pela FBB. Mãe de Ravel desde jan/2017. Atuo como professora de Filosofia no IFBaiano, campus Catu. Áreas de pesquisa e/ou interesse: Michel Foucault, Ética, Política Contemporânea, Educação, Filosofia da Educação, Estudos Decoloniais, gênero, sexualidade e raça/etnia.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4449234119195798
  • E-mail: anisia.dias@ifbaiano.edu.br

Profa. Me. Carolina de Brito Oliveira

  • Síntese curricular: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7943831674933050
  • E-mail: carolina.oliveira@ifbaiano.edu.br

Prof. Me. Cayo Pabllo S. de Jesus (Afastado para qualificação)

  • Síntese curricular: Doutorando em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação Multi-Institucional em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Mestre em Sistemas e Computação em 2009. Especialista em Engenharia de Software em 2006 e Bacharel em Ciência da Computação com ênfase em Análise de Sistemas em 2005, títulos obtidos pela Universidade Salvador (Unifacs) e Licenciado em Educação Profissional e Tecnolóogica em 2020 (IFBA). Professor efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano ? Campus Catu) desde 2010. Docente do curso Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Licenciatura em Química, da Pós-graduação Lato Sensu em Educação Científica e Popularização da Ciências e do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Pesquisador nas áreas de Tecnologias para qualidade de vida, Tecnologias em educação e Tecnologias de produção.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1199754955332203
  • E-mail: cayo.santana@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Cristiane Brito Machado

  • Síntese curricular: Doutora em Educação pela Faculdade de Educação (FACED-UFBA). Mestre em Educação (FACED/UFBA) Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade Visconde de Cayru). Graduada em Pedagogia (FACED/UFBA). Atualmente é professora do IF Baiano. Tem experiência na área de Educação, por meio da participação em Projetos Educacionais, com foco em Gestão, Planejamento, Avaliação, Formação de Professor, Educação de Jovens e Adultos. Foi bolsista do projeto ProAGE/FACED/UFBA/FAPESB. Tem experiência como docente em cursos de graduação e especialização. Participou e participa em projetos de pesquisas e extensão (UNESCO, PROJOVEM, PROGED, PGP/LIDERE, PROEJA/CAPES, PAR Formação e outros).
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8900177927669355
  • E-mail: cristiane.brito@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Dalila dos Santos Monteiro

  • Síntese curricular: Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (2008), mestrado em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (2014) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2020). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Catu.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/2495932698445932
  • E-mail: dalila.monteiro@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Gilvan Martins Durães

  • Síntese curricular: Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Salvador – Unifacs (2007), pela qual foi estudante laureado, mestrado em Sistemas e Computação pela Unifacs (2010) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia – Ufba (2014). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano, atuando principalmente nos cursos do Ensino Médio Integrado, no curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Foi bolsista de Produtividade do IF Baiano (2016-2017) e bolsista de Patrocínio Institucional CPO-DTI-B pela Setec/Facto (2021-2022). Atua na Grande Área Capes de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar, com interesse principalmente nos seguintes temas: redes ópticas, avaliação de desempenho de sistemas, ferramenta de simulação, otimização computacional; direito e informática; educação 4.0, pensamento computacional e práticas educativas em educação profissional e tecnológica.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2100862803602149
  • E-mail: gilvan.duraes@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Helyom Rogério Reis Viana da Silva Teles

  • Síntese curricular: Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2004), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2003), Mestrado em Ensino de História pela Universidade do Estado da Bahia (2019), Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009), Pós-Doutorado em Videogames, Historia e Memória pela UNEB. Foi Professor do Bacharelado Interdisciplinar da UFBA, dos Cursos de Direito da Universidade Católica de Salvador e da Faculdade da Cidade de Salvador. Desde 2018 é Professor Efetivo de história e sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: História e Antropologia Digital, Etnografia Digital, Game Studies, Memory Studies, Didática da História, Empatia Histórica, Mídia,Videogame e Ensino de História, Museus Virtuais e MMORPG. Pesquisador da franquia Assassins Creed. É filiado às seguintes organizações: American Anthropological Association, American Historical Association, Asociación, International Network For Theory of History, Antropólogos Iberoamericanos En Red, Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) e Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Representante da América do Sul da History of Games Conference.Coordenador dos Grupos de Pesquisa Comunidades Virtuais IF-Baiano e NAHV – Núcleo de Antropologia Digital, História Oral e Visual.Autor dos Livros . Educação Histórica e Videogames, Museus virtuais e jogos digitais: novas linguagens para o estudo da história e Iahzul, Poemas Autobiográficos.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3659089796395669
  • E-mail: helyom.teles@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Hilma Conceição Fonseca Santos

  • Síntese curricular: Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia (2008), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2011) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2017). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química, atuando principalmente nos seguintes temas: ferro, lantânio, cobalto, óxido do tipo perovskita, Water Gas Shift Reaction (WGSR), reforma a seco, reforma a vapor e oxidação do metano, produção de hidrogênio, estocagem de oxigênio e troca isotópica e caracterização de catalisadores. Atualmente é Professora Efetiva no Instituto Federal Baiano e atuou como supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID-CAPES 2018-2019 – Processo: 88882.215683/2018-01) e como preceptora Programa Residência Pedagógica (RP-CAPES 2020-2022- Processo:88887.581712/2020-00).
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8367020189590800
  • E-mail: hilma.santos@ifbaiano.edu.br

Prof. Me. Jacson de Jesus dos Santos

  • Síntese curricular: Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2003) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor do ensino básico tec. e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de ensino de Ciências e Matemática. Atuando como colaborador do Programa Institucional Ciência Itinerante e orientador do stand de Matemática nesse Programa.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5255234154180605
  • E-mail: jacson.santos@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Janaina dos Reis Rosado (Afastada para qualificação)

  • Síntese curricular: Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB com estágio doutoral na Universidade Paris VIII – França. É pedagoga e mestre em Educação e Contemporaneidade também pela UNEB. Atualmente é professora nos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Professora orientadora de TCC na Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências do IF Baiano. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do IF Baiano. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunidades Virtuais – IF Baiano/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Profissional (IF Baiano). Vice Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Científica – IF Baiano. Tem experiência na área de Educação e pesquisas que envolvem os seguintes temas: educação e tecnologias da comunicação e da informação, tecnologias digitais e aprendizagem, educação profissional, redes sociais na internet e subjetividade, interações sociais online, formação docente e docência online. E-mail para contato: janarosado@gmail.com
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9963453541925715
  • E-mail: janaina.rosado@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Joana Fidelis da Paixão

  • Síntese curricular: Pós-Doutora pela Universidade Federal da Bahia – Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia). Doutora em Geologia – área de concentração Geologia Marinha, Costeira e Sedimentar (UFBA), Mestra em Ecologia e Biomonitoramento (UFBA). Bacharela em Ciências Biológicas – Ecologia, Recursos Ambientais (UFBA). Tem experiência na área de Meio Ambiente e em Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, Resíduos Sólidos, Ecotoxicologia e Biomonitoramento. Tem experiência em docência de disciplinas relacionadas a meio ambiente (Ecologia, Saúde e Meio Ambiente, Educação Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental, Gestão Ambiental, Agroecologia, Tratamento de Efluentes etc), como consultora em projetos ambientais e em pesquisa. Ocupou o cargo de Analista de Processos Tecnológicos II da Área de Meio Ambiente do SENAI-BA e foi consultora do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), antiga Superintendência de Recursos Hídricos do Estado da Bahia (SRH). Foi pesquisadora-bolsista do CNPq e da Fapesb nas modalidade Desenvolvimento Tecnológico Industrial (categorias F e H) e Inovação Tecnológica, respectivamente. Foi premiada em 2º lugar na categoria Graduado, na XXII edição do Prêmio Jovem Cientista “Gestão Sustentável da Biodiversidade ? Desafio do Milênio” – 2006, uma das premiações mais importantes do gênero na América Latina. Entre 2008 e 2010 foi coordenadora do Programa Monitora no SENAI (Programa de Monitoramento das Bacias Hidrográficas do Estado da Bahia – Programa do Governo da Bahia, coordenado e executado pelo Instituto de Gestão das Águas e Clima em parceria com o SENAI Unidade CETIND). Foi docente da Faculdade de Tecnologia do SENAI/CETIND (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial/Centro de Tecnologias Pedro Ribeiro) e da FAMEC – Faculdade Metropolitana de Camaçari. Foi representante do SENAI/CETIND no grupo de Recursos Hídricos da delegação da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) para a Conferência da Indústria para o Meio Ambiente. Foi revisora de artigos submetidos a periódicos internacionais bem conceituados (Lista Qualis/CAPES), a exemplo das revistas Marine Pollution Bulletin e Ecotoxicology and Environmental Safety. Atuou como pesquisadora-visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Projeto ?Diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos no Brasil- Apoio Técnico para a elaboração da proposta preliminar do Plano Nacional de Resíduos Sólidos?, que compõe o subprograma Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD), do Programa de Mobilização da Competência Nacional para Estudos sobre desenvolvimento. Ocupa o cargo efetivo de professora de Meio Ambiente para o ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano ? IFBaiano, Campus Catu. Foi membro da Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, na área Interdisciplinar, (mandato de março de 2013 a dezembro de 2014) e da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental – CIEA-BA – Gestão 2014/2015 (vinculada à Secretaria Executiva dos Colegiados Ambientais – SECEX/ Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia). Foi Coordenadora de Pesquisa do IFBaiano/Campus Catu (Portaria nº 348, de 18 de março de 2013 – DOU Seção 2, nº 61, 1º de abril de 2013). Foi Coordenadora Geral de Programas de Programas e Projetos de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IF Baiano (Portaria n° 312, de 12 de março de 2015 – DOU Seção 2, n° 49, 13 de março de 2015). É docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), através da Instituição Associada, Instituto Federal Baiano, no Campus Catu.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0081363280303977
  • E-mail: joana.paixao@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Karina Lavínia P. do C. R. de Souza

  • Síntese curricular: Graduação em Nutrição pela Universidade do Estado da Bahia (1998), mestrado em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (2013) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2016). Professora efetiva EBTT (Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia de 2009 até 2010. De 2011 até os dias atuais, professora efetiva EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, gestão de unidades de alimentação e nutrição (U.A.N), segurança alimentar e nutricional, produção de alimentos e ciência e tecnologia de alimentos.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5509064106334996
  • E-mail: karina.pitta@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Marcelo Souza Oliveira

  • Síntese curricular: Pós-Doutor em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Estudo de Linguagens e graduado em História pela Universidade do Estado da Bahia. É pesquisador e vice-coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC/IF BAIANO). Autor e organizador de diversos livros, dentre eles: “A Imperial Vila de Santana do Catu: histórias de uma comunidade escravista no Recôncavo Baiano” (Quarteto, 2015); “Educação Científica e Popularização das Ciências: práticas multirreferenciais” (EDUFBA, 2016); “Educação Científica e Popularização das Ciências: práticas multirreferenciais, Vol II” (APPRIS, 2021); e “Educação Científica e Escola Inovadora (APPRIS, 2021). É Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu, onde atua como docente no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, no Curso de Especialização em Educação Científica e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IF Baiano. Desenvolve, orienta interessa-se por pesquisas relacionados a Educação Científica, a Educação Profissional e ao Ensino de História.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9785106564500431
  • E-mail: marcelo.oliveira@ ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Marcos Cajaíba Mendonça

  • Síntese curricular: Doutor em Estudos da Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade: Doutoramento em Excelência FCT – Consórcio liderado pelo CECS da Universidade do Minho juntamente com o LabCom (Universidade da Beira Interior), o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), o Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens (CECL), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES/ISCTE-IUL) e o CICANT/ULHT-COFAC (Universidade Lusófona).Investigador associado ao CECS ? Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho (Braga/Portugal)Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Filosofia Contemporânea, possui graduação em Filosofia e pesquisador sobre Cultura e Sociedade. Transita entre a academia, o universo das organizações civis não governamentais e dos movimentos sociais, permite-se caminhar através da filosofia, da educação e da organização popular, rumo às fundamentações quem embasam sua vida e suas pesquisas. Pesquisador de aspectos da Identidades Culturais Brasileiras, com ênfase na Comunicação e na Sociedade, tendo, atualmente, a caatinga, como lócus de investigação. Professor de Filosofia no Instituto Federal Baiano, atua, também, como gestor de Educação a distância e em projetos e pesquisa e extensão que visam aproximar a academia e a comunidade, a filosofia e a cultura popular, dedicando-se aos estudos sobre a contemporaneidade. Investiga sobre o Caminhar como espaço/laboratório de pesquisa, utilizando o arcabouço da etnografia e, mais especificamente, da fotoetnografia. Desenvolve estudos sobre o sistema simbólico da caatinga tem sido relevantes nos últimos anos.”‘De papel crepom e prata’: uma reflexão fotoetnográfica sobre o sistema simbólico da caatinga” é o título da tese aprovada e disponibilizada.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/8720568349960254
  • E-mail: marcos.cajaiba@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Maria Amélia T. Blanco (Afastada para qualificação)

  • Síntese curricular: Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1992), Especialização em Educação Estética, Semiótica e Cultura-FACED-UFBA(2001), Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (2005), com a dissertação: O Contexto da Descoberta e o Contexto da Justificação, e o caso da gênese da Teoria da Relatividade Restrita de Albert Einstein, na perspectiva de Michel Paty. Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar (2017), com a Tese: Análise Epistemológica das Teses defendidas no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos, de 2010 a 2014. Atualmente é Professora(DE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (Campus Catu), onde é membro do Colegiado do Curso de Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências, do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC/ CNPq), é também membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Direito à Educação (NEPEDE-EEs/ CNPq), ligado ao PPGEEs da UFSCar, e Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias, Educação, Inovação e Aprendizagens (GTEIA/ CNPq).
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6217445512066098
  • E-mail: amelia.blanco@ifbaiano.edu.br

Profa. Me. Maria Matilde N. Almeida

  • Síntese curricular: Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e especialização latu senso em Didática do Ensino Superior (2006) pela Faculdade Baiana de Ciências (FABAC). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Catu – Bahia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, mineração, impacto ambiental, gestão ambiental, geologia, minerais e rochas, petróleo e gás. Tem experiência também na área de Metodologia da Pesquisa onde atuou como professora-orientadora em diversas turmas de Administração, Turismo, Direito, Enfermagem da Faculdade Baiana de Ciências (FABAC) e da Faculdade São Camilo. No atual momento ministra a disciplina Metodologia da Pesquisa em Educação Científica no Curso de Pós Graduação Lato Senso em Educação Científica e Popularização das Ciências no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Catu – Bahia. Pesquisadora-Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) do IF Baiano, campus Catu. No período de maio/2017 a jun/2020 assumiu a Coordenação do Curso Técnico em Petróleo e Gás Subsequente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Catu – Bahia. A partir de julho/2019 assumiu a secretaria do Núcleo Permanente de Progressão Docente (NPPD) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Catu – Bahia.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3499815983401925
  • E-mail: matilde.nascimento@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Maria Nazaré G. Marchi

  • Síntese curricular: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2016) em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Atuou como docente da Universidade Federal da Bahia de 2012-2014. Atualmente integra o quadro de professores efetivos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Catu. É docente credenciada da especialização em Educação Científica do IF Baiano e do mestrado profissionais em Ciências Ambientais (MPCA). Possui experiência na área de fisiologia, propagação, micropropagação e conservação de plantas ornamentais nativas, especialmente representantes da família Cactaceae.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9931350516476603
  • E-mail: maria.marchi@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Mirna Ribeiro L. da Silva

  • Síntese curricular: Doutora em Educação (USP). Mestre em Educação (UFPR). Licenciada em Pedagogia (UEFS). Professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), da área de Política Educacional, em cursos voltados à formação de profissionais da educação dos diversos níveis e modalidades de ensino, presenciais e a distância. Docente permanente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – IF Baiano), da Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências e da Licenciatura em Química (IF Baiano campus Catu), bem como, da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IF Baiano campus Alagoinhas) e da Especialização em Educação de Jovens e Adultos Articulada à Educação Profissional (IF Baiano campus Santa Inês). Atualmente, exercendo a coordenação da Especialização em Educação Científica e Popularização das Ciências. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GPEC) e do Grupo de Pesquisa Memória, Instituições e Organização de Espaços Pedagógicos na EPT (GP MeIO), ambos, do IF Baiano. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas educacionais; Trabalho e Educação; Trabalho docente; Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Sociologia da Educação; Formação de professores; Educação científica e popularização das ciências; Práticas Pedagógicas; Educação Popular; Educação de Jovens e Adultos.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5506010971493309
  • E-mail: mirna.ribeiro@ifbaiano.edu.br

Profa. Dra. Patricia de Oliveira

  • Síntese curricular: Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Catu, atuando no Atendimento Educacional Especializado e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Doutora e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar e Especialista em Educação Especial pelo Centro Universitário Central Paulista – UNICEP. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Faculdades São Luís de Jaboticabal -SP, e Curso Normal com Habilitação para o Magistério do Ensino Fundamental I (Anos Iniciais) e Educação Infantil. Atuou como professora de Ensino Fundamental e de Educação Infantil. Também atuou nos cursos de Especialização em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP e do Centro Universitário Hermínio Ometto – UNIARARAS. Tem experiência em Educação à Distância, tendo atuado como tutora presencial e virtual.Também tem experiência na área de Educação e Currículo, com ênfase em Educação Especial e em Formação de Professores. Atua em pesquisas sobre distúrbios e dificuldades de aprendizagem da escrita, transtornos funcionais e Atendimento Educacional Especializado. Tem interesse em estudos e pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos com deficiência. Membro associado da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: https://lattes.cnpq.br/5398970138115860
  • E-mail: patricia.deoliveira@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Romero M. F. de Moura Júnior

  • Síntese curricular: Romero Mendes Freire de Moura Júnior é doutor em Difusão do Conhecimento pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) possui mestrado em Modelagem Computacional pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisa Visconde de Cairu (2006), especialização em Sistemas de Informação com Ênfase em Banco de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa (2007) e graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa (1999). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, é pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinaridades & Tecnologias (IF Baiano/Inter&Tec), pesquisador da Rede de Pesquisa Comunidades Virtuais (UFBA/CV) e do Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais (UNEB/ACSO). Atuou em diversas empresas no ramo de desenvolvimento de projetos de software (1996-2009) e em faculdades e universidades particulares (2004-2009). Atuou como Gerente de Sistemas (2010-2015) do Instituto Federal Baiano implantando os sistemas administrativos da Autarquia e como Diretor de Educação a Distância (2016-2017). Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em robótica, redes complexas, gamificação, e-health, m-health, educação on-line e realidade virtual e aumentada atuando em projetos que envolvem tecnologias para qualidade de vida, tecnologias para educação e tecnologias para produção.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5231549546320188
  • E-mail: romero.freire@ifbaiano.edu.br

Prof. Me. Társio Ribeiro Cavalcante 

  • Síntese curricular: Doutorando em Educação e Contemporaneidade pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC), vinculado à Linha de pesquisa (LPq) 4 ? Educação, Currículo e Processos Tecnológicos, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Mestre em Educação de Jovens e Adultos pelo Mestrado profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), também da UNEB; Especialista em Redes de Computadores e graduado em Processamento de Dados pela Faculdade Ruy Barbosa; atualmente é professor com dedicação exclusiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 02 – Práticas educativas e inovações educacionais
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3269862453251314
  • E-mail: tarsio.cavalcante@ifbaiano.edu.br

Prof. Me. Victor Ernesto Silveira Silva (Afastado para qualificação)

  • Síntese curricular: Graduado em Licenciatura em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia campus VI e Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade do Estado da Bahia campus I, com pesquisa concentrada em Linguística Aplicada, mais especificamente nas áreas de Formação de professores de língua estrangeira, avaliação de língua estrangeira, professor não nativo de língua inglesa. Tem explorado objetos de estudo principalmente na área da Linguística Aplicada, sobretudo o ensino e aprendizado de Língua Inglesa, formação de professores de inglês e multiletramentos. Atualmente é professor de língua inglesa e portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia baiano campus Catu, neste mesmo instituto é professor do componente curricular Alfabetização Científica na especialização em Educação Científica. Além disso, desenvolve projetos de pesquisa e extensão que promovem a dinamização do ensino e aprendizado de inglês bem como Iniciação Científica em Linguística Aplicada e Linguística de Corpus para estudantes dos cursos médio/integrado e superior do IF Baiano campus Catu.. Recentemente tem pesquisado temas que envolvam a Educação Científica e desenvolvimento de letramento visual na sala de aula de línguas. Atualmente é estudante de Doutorado do Programa de Pós graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, com pesquisa concentrada na multimodalidade dos videogames e a construção de conhecimento por parte dos jogadores.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7187032138523851
  • E-mail: victor.ernesto@ifbaiano.edu.br

Prof. Dr. Wilson Fábio de Oliveira Bispo

  • Síntese curricular: Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (2006). Mestre em História das Ciências (2009), mais especificamente em fundamentos de Macânica Quântica, com o tema: cultura material dos primeiros testes experimentais do teorema de Bell. Doutor em ensino de física, com o tema desenvolvimento da conceito de luz por estudantes de ensino médio. Tanto o doutorado quanto o mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA. É professor permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Área de pesquisa: história e ensino de ciências, física, mais precisamente teoria quântica.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9369267567219068
  • E-mail: wilson.bispo@ifbaiano.edu.br

Profa. Me. Yone Carneiro de S. Gonçalves (Afastada para qualificação)

  • Síntese curricular: Mestre em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia. Possui Especialização em Matemática com Ênfase em Informática aplicada a Educação, pela Universidade do Estado da Bahia. Graduada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia. Fez curso de Magistério no Colégio Cenecista Senhora Santana (Catu-Bahia). Cursou a educação fundamental final no Colégio Cenecista Senhora Santana e inicial no Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes (ambos em Catu-Bahia). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Popularização das Ciências (GPEC), desde sua criação em 2010. Iniciou carreira na educação como professora do Ensino Noturno na extinta Escola Municipal Yeda Lago de Araújo, construindo passagens por escolas públicas das redes municipal, estadual e federal. Tem experiência em Gestão na Educação, atuando como Coordenadora de Ensino e Diretora de Departamento de Educação. É professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias Baiano, Campus Catu, mas também ministra aulas de Informática Básica, Tipo de Educação, Educação e Ludicidade e Formação de Professores de Ciências Naturais e Matemática (Campus Alagoinhas). Se interessa por temas como Educação Científica, Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Educação e Ludicidade, Educação e TIC.
  • Linha de Pesquisa em que atua no programa: Linha 01 – Ensino de Ciências e formação de professores
  • Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7895198478293433
  • E-mail: yone.carneiro@ifbaiano.edu.br

Sejam Bem vindos !!!