Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Página do Processo de Ingresso
Processo de Ingresso de Estudantes 2018
Dúvidas frequentes
Última atualização: 06/09/2017 - 9:59 horas | Data de publicação: 04/09/2017 - 11:58 horas

Dúvidas Frequentes sobre o Processo de Ingresso de Estudantes 

Onde e como fazer a inscrição?

Para se inscrever, acesse aqui e preencha o formulário de inscrição. Após concluir o cadastro online, entregue a documentação exigida no campus.  Veja o passo a passo completo para inscrição no Manual do Candidato.

Quais documentos devo apresentar no campus?

Veja a lista de documentos necessários no Manual do Candidato, item 6. Se não puder entregar a documentação presencialmente, o candidato poderá enviar as cópias autenticadas dos documentos pelos Correios, por meio de Sedex com Aviso de Recebimento – AR, para o endereço do campus da sua opção de curso.

É preciso pagar taxa de inscrição?

Não, a inscrição no Processo de Ingresso é totalmente gratuita.

Não possuo RG ou CPF, posso me inscrever utilizando o documento de pais ou responsável?

No caso do RG, o candidato poderá substituir pela certidão de nascimento. Já o CPF é indispensável para realizar a inscrição.

O Processo de Ingresso de Estudantes do IF Baiano tem prova?

Não. A classificação dos candidatos será feita através de análise das médias escolares das disciplinas de Língua Portuguesa e Informática.

Quais médias escolares devo informar no momento da inscrição?

Se você está se candidatando a curso da forma Integrada, deve informar suas médias de Língua Portuguesa e Matemática do 6° ao 8° ano do ensino fundamental.

Se estiver se candidatando para cursos da forma Subsequente, informe suas médias de Língua Portuguesa e Matemática do 1° e 2° ano do ensino médio.

O que são as inscrições homologadas?

São as inscrições aceitas, sem pendências de documentação. De acordo com o cronograma, a data prevista para a publicação das inscrições homologadas é 30 de outubro de 2017. Se o seu nome apareceu na lista, então você está concorrendo ao Processo de Ingresso.

O que é o prazo para interposição de recursos?

É a oportunidade que o candidato tem de se posicionar contra algum resultado do qual ele discorda. O candidato pode interpor recursos em dois momentos: 1) contra o resultado preliminar das inscrições homologadas. 2) contra o resultado da classificação preliminar.

Não estou conseguindo efetuar login para acompanhar minha inscrição. O que devo fazer?

Nesse caso, clique em Recuperar Acesso na página do sistema de inscrição, informando o seu CPF.

Eu já realizei a inscrição, mas gostaria de refazê-la, escolhendo um curso diferente. Isso é possível?

Sim, você pode acompanhar sua inscrição e alterar dados até o último dia do prazo de inscrições online, ou seja, 9 de outubro.

O IF Baiano e o IFBA são a mesma instituição?

Não. Embora, os dois Institutos façam parte da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, eles não são a mesma instituição. O IF Baiano é originado das antigas Escolas Agropecuárias Federais e Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac. Já o IFBA tem sua origem nos antigos CEFETs. Também há diferença entre os cursos ofertados e municípios onde os campi estão presentes.

Saiba mais sobre o IF Baiano aqui.

Fui aprovado no Processo de Ingresso de Estudantes. O que fazer a partir de agora?

Se você foi aprovado, deve aguardar as chamadas para matrícula do campus para o qual fez a opção de curso. As chamadas serão publicadas aqui.

Quando iniciam as aulas?

O ingresso é para 2018, mas cada campus possui calendário acadêmico próprio. Consulte a unidade referente à sua opção de curso.

Caso seja aprovado para estudar no IF Baiano, terei direito à residência estudantil?

A residência estudantil é destinada aos estudantes oriundos de municípios distantes ou que tenham dificuldades para o translado diário. Estudantes do IF Baiano, preferencialmente aqueles em baixa condição econômica, podem ser contemplados com a residência estudantil, de acordo com as possibilidades de cada campus. Atualmente, o Programa de Residência Estudantil é ofertado pelos campi Catu, Guanambi, Santa Inês e Uruçuca.

Conheça a Política de Assistência Estudantil do IF Baiano.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento - E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br