Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Sobre a Extensão
Última atualização: 15/08/2018 - 19:17 horas | Data de publicação: 08/08/2018 - 14:17 horas

extensão eu façoA Extensão busca:

  • Dialogar com as comunidades locais e regionais;
  • Fomentar a realização de projetos para atender as demandas dos arranjos produtivos sociais e culturais;
  • Difundir a criação cultural e a pesquisa científica e tecnológica;
  • Socializar e democratizar o conhecimento produzido e existente no Instituto.

 

O IF Baiano está presente na Reitoria, em Salvador, e no Campus: Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.

 

“A Pró-Reitoria de Extensão é o órgão executivo que propõe, planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as políticas e as atividades de extensão, de forma articulada ao ensino e a pesquisa, no âmbito do Instituto Federal Baiano.” (Art.66 – Regimento Interno do IF Baiano)

 

“A Extensão Profissional, Científica e Tecnológica é definida como processo educativo, cultural, social, científico e tecnológico, que promove a interação entre as instituições, os segmentos sociais e o mundo do trabalho, com ênfase na produção, desenvolvimento e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos visando ao desenvolvimento socioeconômico sustentável local e regional.” (Concepção no Plano de Desenvolvimento Institucional do IF Baiano /2015 – 2019)

 

DEFINIÇÕES:

 

Projeto de Extensão

Conjunto de atividades de caráter educativo, cultural, artístico, científico e tecnológico, que envolva docentes, pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e servidores técnicos administrativos, desenvolvidas junto à comunidade, mediante ações processuais contínuas.

Programa de Extensão

Conjunto de projetos e ações de extensão e/ ou outras atividades de extensão vinculadas, de caráter orgânico-institucional, com diretrizes e voltado a objetivos comuns, direcionados às questões relevantes da sociedade.

Curso de Extensão

Aquele que ofertado à comunidade, objetive a socialização do conhecimento acadêmico, potencializando o processo de interação IES – Sociedade, através da execução de calendário próprio e conteúdo programático com carga horária de duração.

Eventos de Extensão

Atividade realizada no cumprimento de programações específicas, oferecidas com o propósito de produzir, sistematizar e divulgar conhecimentos, tecnologias e bens culturais, podendo desenvolver-se em nível institucional ou não, de acordo com a finalidade visada e a devida aprovação. Exemplos: mostras, encontros, simpósios, seminários, oficinas, congressos, conferências, fóruns, debates, reuniões técnicas, entre outros.

Eixos Temáticos

Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção, Trabalho.

 

 

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br