Campus Bom Jesus da Lapa
Engenharia Agronômica
Critérios de Avaliação
Última atualização: 25/11/2019 - 13:55 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:44 horas

Avaliação de Aprendizagem:

A avaliação da aprendizagem do acadêmico ocorrerá em consonância com o Projeto Político Pedagógico Institucional e a Organização Didática dos Cursos da Educação Superior do IF Baiano. Constitui atividade pedagógica alicerçada na prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e terá caráter formativo, processual, contínuo e cumulativo, utilizando-se de variados instrumentos avaliativos. Dessa forma, com o intuito de contribuir na construção do conhecimento do estudante e na sua autonomia intelectual, deve-se ter como base o conhecimento da avaliação como atividade norteadora de reflexão e mudança, tendo em vista os conhecimentos e competências construídas, assim como o respectivo comprometimento com o processo de formação.

A avaliação da aprendizagem deve acontecer no decorrer do semestre letivo e a aprovação para o semestre subsequente tem como preceito o rendimento do acadêmico, sua participação e frequência às atividades propostas.

Serão utilizados como instrumentos de avaliação: produções científicas e culturais, provas escritas, apresentações orais, elaboração e desenvolvimento de projetos, estudo de caso, atividades de campo, relatórios, além de outros instrumentos condizentes com a prática educativa de cada componente curricular.

No tocante aos critérios de avaliação, serão observadas as seguintes disposições, conforme a Organização Didática da Educação Superior do IF Baiano:

  1. As avaliações deverão ser realizadas em proporcionalidade à carga horária das disciplinas, obedecendo ao mínimo de 02 (dois) instrumentos por período letivo;
  2. A aprovação nos componentes curriculares, ofertados em cada período letivo, estará condicionada à obtenção da Média Aritmética 7 (sete), a partir do conjunto das avaliações realizadas;
  3. O estudante fará jus à avaliação final escrita, caso a sua média esteja compreendida no intervalo de 2,9 (dois pontos e nove décimos) a 6,9 (seis pontos e nove décimos). Será reprovado no componente curricular o estudante cuja média for inferior a 2,9 (dois pontos e nove décimos).

Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso:

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) se estabelece como documento de identidade do curso. Enquanto documento norteador, se faz necessária sua revisão periódica, visando identificar a coerência entre os elementos constituintes e a pertinência da estrutura curricular em relação ao que se propõe realizar: o perfil desejado e o desempenho profissional do egresso.

É de competência do Núcleo Docente Estruturante do Curso elaborar, implantar, acompanhar, avaliar e reformular o PPC, estabelecendo concepções e fundamentos, articulando-se com o Colegiado do Curso, a Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) e Grupos de Trabalho (GT), após autorização da PROEN.

Autoavaliação do Curso:

A avaliação do curso de Engenharia Agronômica é composta de duas etapas: avaliação interna (conduzida pelo NDE e Colegiado) e avaliação externa (Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação- CPA), com o objetivo de avaliar as dimensões envolvidas no processo ensino-aprendizagem, propondo melhorias.

A avaliação interna envolve as seguintes dimensões: condições para o desenvolvimento das atividades curriculares: recursos humanos e infraestrutura; processos pedagógicos e organizacionais utilizados no desenvolvimento das atividades curriculares: procedimentos didáticos, enfoques curriculares, dentre outros; condições para desenvolvimento da iniciação científica, pesquisa e extensão; Assistência Estudantil; fluxo de ingresso e conclusão de estudantes.

A Avaliação externa, institucional e sistemática, é realizada pela CPA, considerando o disposto na Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Como instrumento, a CPA utilizar-se-á de questionários específicos destinados a diferentes públicos (discentes, docentes, técnico-administrativos e representantes da sociedade civil), promovendo assim a participação da comunidade nesse processo de autoavaliação.

Os resultados diagnósticos obtidos pela CPA, agregados às experiências adquiridas ao longo do processo, bem como as discussões realizadas em reuniões colegiadas fornecem à Coordenação e aos docentes do Curso a base para uma avaliação sistêmica, que deve sempre desencadear ação coletiva na busca da qualificação do ensino, tendo em vista os objetivos propostos e os interesses de toda comunidade acadêmica.

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