Bacharelado em Engenharia Agronômica
Objetivo
Última atualização: 03/03/2017 - 15:15 horas | Data de publicação: 03/03/2017 - 13:42 horas

O  Curso de  Engenharia Agronômica do Instituto  Federal  de Educação, Ciência  e  Tecnologia Baiano, Campus  Guanambi,  objetiva  formar  engenheiros agrônomos  com  base  sólida e com  equilíbrio  entre ensino – aprendizagem e prática, adequando  a  formação  do  Engenheiro  Agrônomo  às  necessidades  da  realidade atual,  permitindo  a  estes  profissionais  uma  formação generalista e uma  visão abrangente  p ara  o  desempenho de todos  os  segmentos  da  profissão, sendo  capaz de gerar, adaptar  e  validar tecnologias   que  contribuam   para   a   melhoria e aprimoramento  das atividades  ligadas  à agropecuária  nacional  e,  principalmente, regional,   com ênfase em áreas que promovam  um   maior   conhecimento das necessidades  regionais,  além de  uma  sólida  formação  humanística,  econômica, cultural  e  crítico -valorativa  das  atividades  pertinentes ao  seu  campo  profissional, orientando  a  comunidade  e  contribuindo  para  a  melhoria  da  qualidade  de  vida  do homem com o uso racional dos recursos disponíveis sob a ótica da sustentabilidade da relação do homem com a natureza.

 

Objetivos Específicos

  • Preparar o Engenheiro Agrônomo para o diagnóstico, compreensão e análise dos processos de transformação da atividade agropecuária, do rural e da sociedade global, visando um desenvolvimento sustentável que considere as dimensões socioculturais, econômicas, ambientais, políticas e éticas.
  • Aplicar os conhecimentos e habilidades, utilizando metodologia e sistemática, para a busca de soluções tecnológicas, econômicas e sociais dos problemas pertinentes à Engenharia Rural.
  • Aplicar os conhecimentos sobre os agentes que interferem na sanidade das plantas e sua interação no agroecossistema, adotando as medidas adequadas para reduzir ou evitar seus efeitos nos aspectos quantitativos e/ou qualitativos da produção.
  • Propiciar o uso e detenção de plantas de interesse econômico, integrando conhecimentos científicos que permitam otimizar a utilização dos recursos naturais com o mínimo impacto ambiental.
  • Propiciar conhecimentos para a racionalização do manejo e utilização dos recursos ambientais, como bens permanentes, visando à produção florestal e seus aspectos econômicos, ecológicos e sociais, com base na integração dos conhecimentos técnicos especializados, buscando a harmonia dos ecossistemas, como atividade integradora.
  • Compreender o solo como um sistema dinâmico, resultante da interação de processos químicos, físicos e biológicos e da ação humana e promover o planejamento e a utilização da terra para fins agrícolas e não agrícolas sem comprometer o ambiente.
  • Avaliar a qualidade da matéria – prima produzida pela atividade agropecuária, seja consumo direto ou processado, planejar e gerir as condições de beneficiamento, armazenamento e conservação da mesma.
  • Aplicar os conhecimentos sobre a interação animal-meio, fundamentos de sua exploração, com a finalidade de obter produtos em nível de tecnologia adequada à condição socioeconômica e cultural do produtor e aos interesses da comunidade.

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
CNPJ: 10.724.903/0001-79
Endereço (reitoria): Rua do Rouxinol, 115 | Bairro: Imbuí | Salvador-BA
CEP: 41.720-052 | Telefone: (71) 3186-0001

E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br