Matemática e Ciência são demonstradas de forma prática na V MIC

20171025_104036“Qual o número do seu telefone?” Com essa pergunta, Airon Miranda, estudante do IF Baiano, surpreendia o público da V Mostra de Iniciação Científica – MIC. Através de um jogo de combinações numéricas, com quatro cartas numeradas de 1 a 63, o estudante aprendeu com os participantes do Programa Ciência Itinerante a adivinhar o número de telefones das pessoas que visitavam a MIC. “São cartinhas amaldiçoadas”, brinca. “Cada carta está relacionada com a outra. Podemos descobrir telefone, RG, CPF. Tudo que envolve números. A matemática está em tudo”, afirmou.

É através do Programa Ciência Itinerante que estudantes apresentam diversos experimentos, tais como: cama de pregos, experiências com fogo, brinquedos interativos e estandes de diversas áreas do conhecimento em feiras de ciências, praças e outros locais públicos.

Todas as atividades do Programa são explicadas pelos estudantes. Para isso, há grupos de estudos com um professor orientador em áreas como biologia, química, matemática, física, meio ambiente e geociência. “A matemática está até neste estande. Para uma administração ideal no abatedouro e tudo fique engajado certinho”, disse o estudante Anderson Ferraresi, que apresenta o funcionamento de um abatedouro, no estande de bovinocultura.

20171025_104757Bem próximo das apresentações do Ciência Itinerante, o professor Leandro dos Santos estava apresentando um protótipo para automatizar sistemas de irrigação, utilizando microcontroladores de baixo custo com integração com sistema web e android. Além disso, o sistema funciona através de energia solar.

“É possível coletar informações sobre umidade do solo e relativa do ar, velocidade do vento, identificar se é dia ou noite. Esses dados meteorológicos são importantes para tomar decisões quanto à irrigação”, esclareceu o professor. O desenvolvimento do projeto envolve estudantes e professores dos cursos de Agronomia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.