20117094_1556057987766390_4595830538290471910_o

Alunos e professores fazem balanço da participação do IF Baiano no JIFs Nordeste

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) foi representado por uma delegação formada por 84 estudantes e 15 servidores na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), promovida pelo IFCE e realizada de 18 a 23 de julho, em Fortaleza. A garra das equipes e o amplo envolvimento dos campi no evento foram os principais destaques da participação do Instituto. Nove campi do IF Baiano enviaram alunos aos Jogos, superando a presença em anos anteriores.

Equipe do IF Baiano que competiu na modalidade basquete masculino.

Participando pela primeira vez de uma grande competição esportiva, Natan Maciel, aluno do Campus Guanambi, definiu a experiência como “encantadora”. Ele faz parte do primeiro time de basquete a representar IF Baiano nos Jogos. “Fiz novas amizades e aprendi muito sobre o basquete e isso me fez questionar o que eu e meus amigos já sabíamos. A oportunidade de visitar novos campi, conhecer novas cidades e instalações como o CFO [Centro de Formação Olímpica] foi maravilhosa. Achei tudo muito bem organizado e me senti importante como atleta/aluno”, contou.

As equipes de estudantes foram acompanhadas de perto por servidores do IF Baiano, que também avaliaram a participação em 2017. Segundo eles, apesar do número de estudantes ter superado edições anteriores, os resultados não foram alcançados como em outras edições: medalhas no futsal masculino e feminino, futebol de campo masculino, tênis de mesa, atletismo e judô. Este ano, apenas o futsal feminino levou medalha para casa. “Apesar de não ter conseguido alcançar o nosso objetivo, conheci novas pessoas, criei amizades fortes, adquiri experiência esportiva. Senti toda aquela motivação e inspiração durante os jogos foi algo maravilhoso, sem explicação”, relata a estudante do Campus Catu, Isabela da Silva, que competiu no handebol.

Alguns dos 99 alunos e servidores da delegação do IF Baiano no JIFs - Nordeste.
Parte dos alunos e e servidores da delegação do IF Baiano no JIFs – Nordeste.

Apesar dos resultados, a participação foi considerada importante do ponto de vista institucional, pois, de acordo com o professor Sebastião Edson, Campus Catu, “não ficamos fora do maior evento esportivo regional da rede federal. Além disso, foi muito importante para todos os estudantes e os servidores, pois proporcionou a integração com os outros IFs e serve como parâmetro para avaliação do trabalho docente no campo do esporte”.

Os Jogos dos Institutos Federais fazem parte do programa esportivo da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e tem a proposta principal de incentivar a prática esportiva e a interação entre alunos e professores, além de estimular a promoção da saúde física, emocional e social. “O contato com o esporte em si já é uma oportunidade ímpar de socialização, elevação da autoestima, amadurecimento, tomada de decisão, cumprimento de regras, direcionamento, foco, bem-estar físico e mental”, comentou o professor André Melo, do Campus Valença, sobre os benefícios de fomentar a prática esportiva entre os estudantes. “Em se tratando de um evento regional, essas possibilidades de ganho pelos jovens atinge proporções relativamente maiores e com um efeito que estes levarão para o restos de suas vidas, servindo como base para o enfrentamento das adversidades peculiares à caminhada humana”, reiterou André.

Nesse sentido, a presidente da Comissão IF Baiano JIF NE – 2017, Fernanda Palmeira, reforça a importância da cultura esportiva para o alcance de melhores resultados em competições e na formação dos estudantes. Nesta edição, foram dois encontros: uma seletiva esportiva no Campus Catu e um segundo momento no Campus Senhor do Bonfim para o treinamento e a preparação técnico-tática das equipes.

Fotos em destaque: Ascom/IFCE
Fotos das equipes do IF Baiano: Allane Brito