IF Baiano no Vietnã: intercâmbio científico e relações com universidades são fortalecidos

comissao_organizadora_do_ojstd_2017No mês de abril, o IF Baiano esteve representado no “8iémes Journées Scientifiques du Tourisme Durable”, evento realizado na cidade de HO CHI MINH, Vietnã, através de uma parceria da Associação Internacional de Gestão do Turismo Sustentável e a Universidade Paris 13 Norte / Sorbonne.

Na oportunidade, o professor e pesquisador do IF Baiano, José Rodrigues, apresentou trabalho sobre um estudo da Gestão Costeira em Unidades de Conservação situadas no Baixo Sul do Estado da Bahia (APA Tinharé-Boipeba) e no Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco (APA e Parque Nacional Marinho – FN). Foram avaliadas as condições recreacionais das paisagens costeiras da ilha principal de Fernando de Noronha.

Rodrigues destaca que os ecossistemas costeiros e marinhos são fonte de sobrevivência de grande parte da população brasileira, inclusive das comunidades tradicionais que vivem no litoral. “Os arranjos produtivos da pesca, mariscagem e o turismo de ‘sol, areia e mar’ são as principais fontes de renda para populações locais em todo Litoral Baiano. Desta forma, os estudos e pesquisa que desenvolvemos buscam auxiliar os poderes Municipal e Estadual na gestão dos seus ecossistemas marinhos e costeiros, favorecendo e promovendo a sustentabilidade”, disse.

O professor desenvolve pesquisas nesta área há vinte anos, desde o período da graduação, e, a partir de 2013, através do grupo de pesquisa Paranoá, vinculado ao CNPq. Os estudos são desenvolvidos com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa do IF Baiano, agências de fomento, como CAPES e FAPESB, além da UFBA, USP e Bahia Pesca.

Tvisita_tecnica_subaquatica_parque_marinho_ilhas_similan_peixe_leaoemos melhorado a qualidade dos nossos trabalhos na Gestão de Áreas Litorais, sendo reconhecidos dentro e fora do Brasil; implantamos, juntamente com a profa. dra. Iracema Reimão Silva, a Pós-graduação em Gestão de Ambientes Costeiros na UFBA; temos orientado estudantes de graduação, pós-graduação e participado de bancas no IF Baiano e em outras IES; e, hoje, fazemos parte da Red Proplayas – Rede Iberoamericana de Gestão e Certificação de Praias; integramos também o Grupo de Trabalho para implantação do Parque Marinho da Barra, junto a Prefeitura Municipal de Salvador”, avalia Rodrigues. (Saiba mais: Orla da Barra deve receber primeiro Parque Marinho Municipal)

Relação Pesquisa e Ensino

Os projetos no IF Baiano tem se desenvolvido de forma integrada com docentes de diferentes campi, com o apoio de estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e ensino médio, também associados a colegas de outras Instituições de Ensino Superior – IES. “São estimuladas publicações e a iniciação científica dos nossos estudantes, por fim a produção de tecnologias sociais, inovação tecnológica e transferência de tecnologia para gestores, sociedade civil organizada e comunidades tradicionais”, avalia Rodrigues.

A temática “Turismo Sustentável” permeia, principalmente, os cursos superiores do IF Baiano  de Tecnólogo em Gestão de Turismo (Campus Uruçuca), Licenciaturas em Geografia e Biologia (Campus Santa Inês), além dos cursos técnicos de nível médio: Guia de Turismo (Campus Uruçuca); Hospedagem (Campus Teixeira de Freitas) e Meio Ambiente (Campi Valença e Itapetinga).

Relações acadêmicas

Além da divulgação da produção científica do IF Baiano, a representação no evento proporcionou o fortalecimento do intercâmbio com o Centro de Economia da Université Paris 13 Nord/Sorbonne (França) e diálogos visando intercâmbio com o Departamento de Hospitalidade, Recreação e Turismo da California University (EUA) e o Departamento dvisita_tecnica_canais_bangkoke Ciências Humanas e o Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Territorial (CRDT), Université du Quebec à Chicoutimi – UQAC (CAN).

Durante a estada no Vietnã, foram visitados os centros de pesquisa da Ho Chi Minh City Open University (Vietnã), Bangkok University (Tailândia) e Faculty of Hospitality and Tourism (Phuket – Tailândia). O professor ainda realizou visitas Técnicas de Gestão Costeira no Delta do Rio Mecong, Bangkok Noi, Similan Islands, Phang Nga Bay’s e Patong Beach.

Em 2019, acontecerá o 10a Journées Scientifiques du Tourisme Durable, em Salvador, e o IF Baiano foi convidado para figurar entre as instituições promotoras ao lado da Université Paris 13 Nord/Sorbonne (França).

Fotos: José Rodrigues