Pesquisadores do IF Baiano apresentam trabalhos em evento internacional

Entre os dias 26 a 28 de março, o pesquisador Aurélio de Carvalho e o pesquisador associado, Marcio Harrison Ferreira, estiveram no Agri2017 Agriculture and Climate Change Conference, na Espanha, para apresentação de dois trabalhos científicos com a tônica da agricultura nas mudanças climáticas.

IMG_9146Os trabalhos tratam especificamente sobre duas plantas: o licurí e o angico de bezerro ou quipé. As pesquisas destacaram o relevante serviço ambiental dessas plantas, além das relações ecológicas entre insetos e potencial uso fitoquímico.

O pesquisador Aurélio Carvalho destacou as contribuições que os estudos podem trazer para os arranjos produtivos locais. “Em muitos aspectos, valorização de plantas endêmicas do semiárido, de uso múltiplo, produção sustentável de produtos de como repelentes, óleos etc.; ampliação de cadeias produtivas dentro do espectro da agricultura familiar camponesa”, disse.

A temática vem sendo abordada há mais de cinco anos por Carvalho, que faz parte do Grupo Xerófilas/ IF Baiano, CNPq, criado há dois anos. De acordo com Aurélio, o desenvolvimento das pesquisas permitem o diálogo entre o conhecimento acadêmico e popular, além de “ampliar a base agroecológica do IF Baiano, favorecendo processos de sinergia entre grupos de pesquisadores (extensão-ensino-pesquisa) e grupos de agricultores”, afirmou.

O grupo se destaca ainda pela publicação de livro, divulgação de trabalhos de cooperativas, das Escolas Famílias Agrícolas, participação de fóruns científicos, além de proporcionar a ampliação das bases da Educação do Campo dentro do IF Baiano.

Trabalhos apresentados:

1.Licuri palm (Syagrus coronata) products improvement by family farming communities: A nurse-plant and a new xerophytic crop A.J.A. Carvalho*1 , M.H.S. Ferreira1 , I.M. Ferreira2 , P.R. Piras2 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Brazil, 2 Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brazil

2. The deterrent effect of Camponotus ants on potential pollinators of Pityrocarpa moniliformis (Leguminosae, Mimosoideae): A positive effect on plant reproductive output M.H.S. Ferreira*, L.P. Queiroz 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), Brazil, 2 Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Brazil.

Foto: Arquivo pessoal de Aurélio Carvalho