Campus Valença

Estudantes do IF Baiano apresentam projetos inovadores na Febrace

Três projetos de jovens cientistas do IF Baiano foram selecionados e apresentados na 16° edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O evento reúne projetos feitos por estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

Os projetos de estudantes do IF Baiano fazem parte de um número de 346 trabalhos selecionados dentro de um universo de 2.250 mil inscritos para essa edição da Febrace, a maior mostra brasileira de projetos pré-universitários em ciências e engenharia e também uma vitrine para jovens pesquisadores. Durante os dias de evento, que ocorreu de 13 a 15 de março na Poli-USP, em São Paulo, estudantes e professores dos campi do IF Baiano em Valença, Catu e Santa Inês participaram das atividades e puderam apresentar projetos de destaque desenvolvidos no instituto. (mais…)

Leia Mais

_DSC0196

Mulheres do IF Baiano falam sobre participação em ciência e tecnologia

Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas é um dos desafios globais propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Uma das metas do eixo é aumentar a participação de mulheres nos mais diversos espaços sociais, e, dentre eles, está o universo da ciência e tecnologia.

A disparidade de gênero nas disciplinas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática é realidade na maioria dos países. De acordo com estimativas do Instituto de Estatísticas da UNESCO (UIS), divulgados em fevereiro, as mulheres atualmente representam menos de 30% da força de trabalho de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo.

Desafiar os estereótipos, valorizar e reconhecer o trabalho de mulheres, promover mais oportunidades? Quais seriam as ferramentas para ampliar a participação de mulheres nas áreas de ciência e tecnologia? Conversamos sobre o assunto com mulheres do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano e elas têm muito a dizer. (mais…)

Leia Mais

Sul da Bahia: uma das contribuições do IF Baiano à cultura do cacau

2018 inicia com boas novas para os produtores de cacau. Nesta semana, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) concedeu o registro de indicação de procedência pelo produto amêndoa de cacau, realizado pela Associação dos Produtores de Ccabrucaacau do Sul da Bahia, por intermédio de um projeto apoiado pela FAPESB coordenado pelos professores pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Uruçuca, Durval Libânio, Biano Neto e Adriana Reis (pesquisadora do Instituto Cabruca).

Esse resultado positivo é fruto de um trabalho realizado por várias instituições (inclusive de pesquisa) relacionadas à cultura do cacau distribuídas por 83 municípios da região durante um período de dez anos. Para contar como foi a recepção desse acontecimento, o trabalho desenvolvido pelo IF Baiano na região e a expectativa quanto ao amanhã, Libânio concede entrevista ao Blog Bem Baiano.

(mais…)

Leia Mais

Matemática e Ciência são demonstradas de forma prática na V MIC

20171025_104036“Qual o número do seu telefone?” Com essa pergunta, Airon Miranda, estudante do IF Baiano, surpreendia o público da V Mostra de Iniciação Científica – MIC. Através de um jogo de combinações numéricas, com quatro cartas numeradas de 1 a 63, o estudante aprendeu com os participantes do Programa Ciência Itinerante a adivinhar o número de telefones das pessoas que visitavam a MIC. “São cartinhas amaldiçoadas”, brinca. “Cada carta está relacionada com a outra. Podemos descobrir telefone, RG, CPF. Tudo que envolve números. A matemática está em tudo”, afirmou.

É através do Programa Ciência Itinerante que estudantes apresentam diversos experimentos, tais como: cama de pregos, experiências com fogo, brinquedos interativos e estandes de diversas áreas do conhecimento em feiras de ciências, praças e outros locais públicos.
(mais…)

Leia Mais

Estudantes apresentam trabalhos científicos e relatos de experiência na V MIC

DSC_7751Mais de 250 projetos foram apresentados durante a realização da V Mostra de Iniciação Científica (MIC) do IF Baiano. Nesta edição, foram agregados ao evento três seminários: de Iniciação em Extensão, de Pós-graduação e o Seminário de Pesquisa, Extensão, Inovação e Cultura do Território do Sisal.

Para o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Delfran Batista, ampliar o evento é uma ação inevitável que vem junto com o crescimento do IF Baiano desde sua primeira MIC. “A maturidade institucional em relação a pesquisa e tecnologia, a consolidação da indissociabilidade de seus pilares, o aumento dos cursos de pós-graduação e as ações de extensão. Tudo isso gera novos produtos que precisam ser publicizados para sociedade”, afirmou. (mais…)

Leia Mais