IF Baiano no Vietnã: intercâmbio científico e relações com universidades são fortalecidos

comissao_organizadora_do_ojstd_2017No mês de abril, o IF Baiano esteve representado no “8iémes Journées Scientifiques du Tourisme Durable”, evento realizado na cidade de HO CHI MINH, Vietnã, através de uma parceria da Associação Internacional de Gestão do Turismo Sustentável e a Universidade Paris 13 Norte / Sorbonne.

Na oportunidade, o professor e pesquisador do IF Baiano, José Rodrigues, apresentou trabalho sobre um estudo da Gestão Costeira em Unidades de Conservação situadas no Baixo Sul do Estado da Bahia (APA Tinharé-Boipeba) e no Arquipélago de Fernando de Noronha, Pernambuco (APA e Parque Nacional Marinho – FN). Foram avaliadas as condições recreacionais das paisagens costeiras da ilha principal de Fernando de Noronha. (mais…)

Leia Mais

curso-fic-itaberaba

Cursos FIC: qualificação e novas perspectivas profissionais

Em tempos de retração econômica, manter-se atualizado tem sido fundamental para o trabalhador. Isso vale tanto para quem precisa entrar no mercado de trabalho, quanto para quem que já possui uma colocação. São nesses dois cenários que os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) atuam: ensinam uma ocupação e aprimoram os conhecimentos de profissionais ativos.

Frutos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), os cursos FIC, ou de qualificação profissional, são de curta duração e, conforme o nome indica, são ofertados em duas modalidades. Na Formação Inicial, possuem carga horária mínima de 160 horas e contemplam um conjunto de saberes que habilitam ao exercício profissional. Já os cursos de Formação Continuada aprofundam e atualizam os saberes relativos a uma área profissional dentro de uma carga horária mínima de 12 horas.

Em busca de novas perspectivas, o técnico em informática, Leone Bispo, optou pela formação inicial e concluiu o curso de Preparador de Doces e Conservas ofertado pelo IF Baiano Campus Alagoinhas. “Superou minhas expectativas”, avaliou o aluno, que até então não havia tido contato com a área. “Eu não senti dificuldades mesmo nunca tendo manipulado os produtos. Todas as aulas foram muito satisfatórias e de muito aprendizado com professores capacitados”. (mais…)

Leia Mais

Pesquisadores do IF Baiano apresentam trabalhos em evento internacional

Entre os dias 26 a 28 de março, o pesquisador Aurélio de Carvalho e o pesquisador associado, Marcio Harrison Ferreira, estiveram no Agri2017 Agriculture and Climate Change Conference, na Espanha, para apresentação de dois trabalhos científicos com a tônica da agricultura nas mudanças climáticas.

IMG_9146Os trabalhos tratam especificamente sobre duas plantas: o licurí e o angico de bezerro ou quipé. As pesquisas destacaram o relevante serviço ambiental dessas plantas, além das relações ecológicas entre insetos e potencial uso fitoquímico. (mais…)

Leia Mais

Conceito 4: IF Baiano é bem avaliado por equipe externa

conceito4-blog-bem-baiano

Por que o IF Baiano é um bom lugar para estudar? Elismar Oliveira, estudante do 10º semestre da graduação em engenharia agronômica, elogia o Instituto Federal Baiano em vários aspectos: quadro de profissionais qualificados, integração dos conteúdos de forma prática e didática, incentivo aos alunos para desenvolverem pesquisa e extensão através de concessão de bolsas e orientação dos docentes para uma formação do estudante mais habilitada aos anseios da comunidade externa.

(mais…)

Leia Mais

Servidora do IF Baiano reflete sobre o papel da Mulher

O papel de cuidadora, administradora das tarefas do lar, submissa e oprimida pela hierarquia masculina são características ainda sentidas na sociedade, em razão do patriarcado. Até o século XIX, a história das mulheres era relatada por homens. Em 1930, mulheres lutaram pelos direitos políticos, mas só a partir das décadas de 70 e 80, o movimento feministas e de mulheres entram em cena.

Ser mulher, no Brasil, é potencializar a luta contra o patriarcado, categoria fundante da opressão feminina, é não permitir que marcadores de diferença (racismo, sexismo, machismo, lesbofobia, geração, território, classismo) nos segregue”, disse Maria Asenate Franco, assistente social do IF Baiano – Campus Governador Mangabeira e doutoranda em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo, na UFBA.

Nesta entrevista ao Blog Bem Baiano, Asenate comenta sobre o tema, em razão da data comemorativa do dia 8 de março. Ela desenvolve trabalho com mulheres trabalhadoras rurais desde 2013 e, atualmente, estuda sobre violência de gênero contra mulheres trabalhadoras rurais das cidades de Governador Mangabeira e Muritiba, na Bahia. (mais…)

Leia Mais