Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2020

CLIQUE AQUI
Mais eficiência: matrículas de novos estudantes passam a ser realizadas via Suap
Atualizado em 10 de janeiro de 2020 às 17:41 horas, por Bianca Brito
Publicado em 10 de janeiro de 2020 às 17:32 horas, por Bianca Brito

Sistema propõe trazer mais facilidade e agilidade ao processo de matrículas

Começou hoje, 10, e segue até o final de janeiro, o período de matrículas para os candidatos aprovados no processo de ingresso de estudantes 2020 do IF Baiano para os cursos técnicos Integrados e Subsequentes ao Ensino Médio presenciais. As datas variam de acordo com o campus escolhido pelo estudante e podem ser consultadas nos editais de matricula disponíveis nesta página.

A novidade este ano é a utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) na realização das matrículas dos mais de 3.600 alunos que chegam à instituição. Nos anos anteriores, o procedimento era feito pelo Sistema de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA), o qual apresentava inconsistências tanto no momento da matrícula, quanto no acesso dos estudantes no decorrer do curso.

Com o Suap, algumas melhorias são esperadas: facilidade do uso do sistema, maior agilidade no cadastro das informações dos alunos e maior eficiência no trabalho das Secretarias de Registros Acadêmicos (SRA). O monitoramento e acompanhamento das matrículas em tempo real é outro avanço. Segundo o diretor de gestão de tecnologia da informação, Robson Ramos, isso ajuda a agilizar a identificação e resolução de eventuais problemas. A DGTI é responsável pelo desenvolvimento, implantação e acompanhamento do sistema. “A gente tem a central de serviço no próprio sistema, então se o secretário (SRA) quiser pedir alguma ajuda, a gente está aqui de plantão atendendo aos chamados”, conta Ramos.

A adoção do novo sistema irá impactar também no percurso acadêmico dos estudantes, como destaca o pró-reitor de Ensino substituto, Estácio Moreira. Segundo ele, a novidade representa “um salto tecnológico e a entrada num novo mundo de oportunidades, de interação, acompanhamento e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem e da gestão educacional”.

Ainda de acordo com Moreira, o SUAP disponibiliza acesso aos estudantes e responsáveis, possibilitando o acompanhamento da vida acadêmica dos estudantes e do trabalho pedagógico dos professores. “Uma das maiores novidades trazidas pelo SUAP é a simplicidade e facilidade no acesso e no acompanhamento da vida acadêmica do estudante e dos processos da instituição”, complementa.

Vale lembrar que o Suap começa a ser disponilizado para matrículas em 2020, atendendo, neste primeiro momento, aos alunos dos cursos de nível médio aprovados no último processo seletivo. Estudantes que já são da casa, continuam utilizando o SIGAA, para acompanhamento de suas atividades acadêmicas.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br