Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2020

CLIQUE AQUI
Retrospectiva 2019: cinco ações que aproximaram ainda mais o IF Baiano da sociedade
Atualizado em 6 de janeiro de 2020 às 14:31 horas, por Bianca Brito
Publicado em 27 de dezembro de 2019 às 21:01 horas, por Bianca Brito

O ano de 2019 contou com diversos exemplos de iniciativas que aproximaram ainda mais os servidores e estudantes do IF Baiano da sociedade, ajudando a fortalecer o pilar “extensão”, parte do tripé, junto a ensino e a pesquisa, que norteiam o desenvolvimento da instituição.

Diversas atividades e projetos de extensão, eventos e ações foram de destaque durante o ano, mas separamos cinco delas para ilustrar e lembrar do trabalho desenvolvido pelo Instituto em prol do fortalecimento do elo com as comunidades locais.

1. Festival de Arte e Música do IF Baiano

Em 2019, o IF Baiano realizou a primeira edição do seu Festival de Arte e Música (Famif). O evento reuniu participantes de todos os campi e reitoria e revelou talentos artísticos que mostraram como é possível ter uma formação ainda mais rica com a inclusão de arte e cultura no processo de vivência na instituição.

O Famif teve como o objetivo fortalecer as bases socioculturais e artísticas ao contemplar as diversidades existentes nos territórios em que o IF está presente. Foram inscritas mais de 200 apresentações dos 14 campi entre dança, música, stand up comedy, em grupos ou individuais. A final foi realizada na cidade de Salvador com 43 finalistas de todos os campi do IF Baiano.

2. Experiência exitosa da Rede Federal

Durante dez meses, estudantes e professores do IF Baiano observaram de perto a realidade de catadores do lixão do Orobó, em Valença (BA), identificaram suas dificuldades e necessidades e conseguiram marcar suas vidas oferecendo cuidados e informação. A ação foi escolhida como uma das dez Experiências Integradoras Exitosas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e apresentada no Encontro de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (ConectaIF) de 2019, realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) em agosto.

3. Inclusão dentro e fora do IF Baiano

O projeto Libras in Concert, desenvolvido pelo NAPNE do IF Baiano Campus Santa Inês, foi premiado em segundo lugar no III Prêmio IFCE Inclusivo, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – Campus Maracanaú. Para chegar ao resultado, a premiação avaliou 28 projetos de instituições federais, em três etapas, com a proposta de valorizar, difundir, prestigiar e proporcionar o intercâmbio de práticas educacionais inclusivas.

O Libras in Concert levou oficinas musicais e o ensino de Libras para escolas municipais e estaduais do município de Santa Inês e para as áreas de socialização do campus.

4. Projetos de extensão conhecidos e reconhecidos

Sediado no Campus Senhor do Bonfim, a segunda edição do Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (II SEIC) contou com 79 relatos de experiências, apresentados nas modalidades Pôster e Oral. Destes,11 foram premiados na cerimônia de encerramento do evento: cinco, na categoria Apresentação Oral, e seis, na categoria Apresentação de Pôsteres.

O II SEIC teve como objetivo de divulgar e refletir sobre produção extensionista realizada pelos estudantes do IF Baiano dos níveis médio e superior, por meio dos projetos contemplados nos Editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Extensão (PIBIEX 2018), do Programa de Fomento às Ações de Extensão do IF Baiano (PRÓ-EXTENSÃO 2018) e do Projetos Margaridas 2018,

5. Lançamento da revista Trilhas

Em 2019, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) lançou a Revista Trilhas, uma publicação eletrônica de divulgação do conhecimento produzido por servidores (docentes e técnicos- administrativos em educação) e estudantes do Instituto Federal Baiano para a sociedade. O lançamento da revista foi feito em diversos campi do IF Baiano nos meses de outubro e novembro de 2019, com a realização de trilhas ecológicas.

O objetivo da revista é registrar e divulgar trabalhos (originais e inéditos, em português) elaborados por servidores e estudantes do IF Baiano que apresentem resultados de extensão relacionadas às atividades em educação, ciência, tecnologia e inovação.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br