Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Ingresso de Estudantes 2020

CLIQUE AQUI
Estudante do IF Baiano conquista bronze na Olimpíada Baiana de Química (Obaq)
Atualizado em 25 de novembro de 2019 às 12:47 horas, por Bianca Brito
Publicado em 14 de novembro de 2019 às 12:03 horas, por Bianca Brito

Participaram da Obaq mais de 29 mil estudantes de todo o estado da Bahia.

Compartilhe nas redes sociais:
Share

O estudante Dominic Velame de Araújo, do Campus Governador Mangabeira, conquistou medalha de bronze na XIV Olimpíada Baiana de Química (Obaq). Ele competiu com mais de 29 mil estudantes de todo o estado da Bahia. Esta foi a primeira vez que um estudante, matriculado no curso técnico em informática, obteve medalha na competição.

A Obaq teve duas etapas. Participaram da fase I cerca de 29 mil e 800 alunos do ensino médio e tecnológico, até o terceiro ano, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Estado da Bahia. Dos 6.562 estudantes (66% da rede pública) inscritos na Fase II, 1.335 lograram aprovação. Finalmente, 216 conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa. 20 estudantes de escolas da rede pública foram destaque.

O estudante do IF Baiano Campus Governador Mangabeira foi um dos 216 premiados, conquistando medalha de bronze. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 30 de prata, 45 de bronze e 150 de menção honrosa em solenidade que ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 24 de outubro.

Foi a primeira participação do estudante do IF Baiano na Olimpíada Baiana de Química. Segundo ele, o interesse pelas ciências, em especial a física e a química, foi despertado após sua participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ocasião em que ele presenciou a construção de um foguete com garrafas PET. “Naquele momento fui instigado a começar a compreender como as coisas funcionam na natureza e nesse processo me veio à tona a física e a química”, contou.

Ele comentou ainda sobre a dedicação que foi necessária para que ele obtivesse a medalha. “As participações em olimpíadas científicas já transformaram a vida de muita gente. É um meio ótimo de abertura de portas para muitos estudantes que desejam crescer, pois ela estimula e aguça as diversas faculdades da mente, promovendo uma experiência acadêmica única.”

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br