Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

VI MIC e II SEIC premiam 22 estudantes por seus projetos de pesquisa e extensão
Atualizado em 4 de outubro de 2019 às 16:09 horas, por Bianca Brito
Publicado em 4 de outubro de 2019 às 16:01 horas, por Bianca Brito

Na noite desta quinta-feira, 3, foi realizada a cerimônia de encerramento e premiação dos trabalhos de maior destaque apresentados na VI Mostra de Iniciação Científica (MIC) e no II Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (SEIC), eventos sediados, em 2019, no Campus do IF Baiano de Senhor do Bonfim.

Na VI MIC, foram premiados 12 trabalhos de estudantes de nível médio e superior, escolhidos a partir das notas atribuídas pelas comissões de avaliação interna e externa. Nesta edição, a Mostra recebeu 87 trabalhos, divididos nas categorias Pibic Junior CNPq, Pibic Superior CNPq, Pibiti Superior CNPq e Pibic Superior Fapesb.

O trabalho do estudante do Campus Valença, Saulo Marcos, foi um dos destaques. O projeto de criação de um dispositivo que propõe facilitar a comunicação de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). desenvolvido com mais dois colegas, levou o primeiro lugar na categoria Pibic Junior. “Nosso projeto visa ajudar pessoas e, como muitas vezes, isso não é muito rentável, a gente conseguir levar isso para outros locais e ser reconhecido por um projeto que não visa lucro e, sim, ajudar as pessoas é muito é bom”, contou o jovem pesquisador, que teve o projeto premiado, também em maio deste ano, na 17º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

O II SEIC teve um total de 101 projetos inscritos, referentes a projetos que são contemplados pelos editais das chamadas internas da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Destes, 11 foram premiados na cerimônia de encerramento: cinco, na categoria Apresentação Oral, e seis, na categoria Apresentação de Pôsteres.

“Carrego com muita alegria esse prêmio, principalmente por se tratar de extensão, algo que a gente ainda precisa trabalhar associado ao ensino e à pesquisa e por ser uma área em que eu amo trabalhar, que é a agricultura familiar”, comemorou a graduanda em Engenharia Agronômica do Campus Guanambi, Gabriela Rocha, segundo lugar na categoria Apresentação de Pôsteres. Em seu trabalho, ela descreve os resultados de projeto que visou a criação de bancos de sementes de mamoneira voltados para agricultura familiar no sertão produtivo. “A ideia era que os agricultores fossem independentes quanto à aquisição de suas sementes com qualidade, fitossanidade e mantendo as características ideais para a alta produtividade.”

A VI MIC e o II SEIC reuniram mais de mil pessoas no Campus Senhor do Bonfim nos dias 2 e 3 de outubro. Em paralelo, ainda ocorreu o Seminário do Pibid. Hoje, o Campus recebe o evento VII FECITEC.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br