Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2020

Abertura da MIC celebra pesquisa e transformação pela educação
Atualizado em 4 de outubro de 2019 às 16:02 horas, por Bianca Brito
Publicado em 3 de outubro de 2019 às 15:54 horas, por Bianca Brito

A sexta edição da Mostra de Iniciação Científica (MIC) do IF Baiano começou ontem, 2, no Campus Senhor do Bonfim, reunindo estudantes e servidores da instituição. Em paralelo à VI MIC, estão sendo realizados os eventos: II Seminário de Extensão, Inovação e Cultura (II SEIC), o VI Seminário do PIBID e, ainda, a VII Feira de Ciência e Tecnologia – VII Fecitec do Município de Senhor do Bonfim e do Território de Identidade do Piemonte Norte do Itapicuru.

A solenidade de abertura contou com os pronunciamentos dos representantes das pró-reitorias de pesquisa e extensão, da reitoria, do Campus Senhor do Bonfim, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do evento Fecitec.

“Essa Mostra tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e de experiências entre estudantes do Instituto Federal Baiano que participam das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelas pró-reitorias”, ressaltou o pró-reitor de pesquisa do IF Baiano, Carlos Elízio Cotrim.

“Acredito que esse é um evento para valorizar o que temos”, afirmou o diretor do Campus Senhor do Bonfim, Alaécio Ribeiro, agradecendo às instituições e pessoas que contribuíram com a realização do evento, dessa vez, sediado no campus. “Não existe extensão sem pesquisa e ensino, assim como não existe pesquisa sem ensino e extensão, e ensino, sem estas outras modalidades”, completou.

O pró-reitor de extensão, Rafael Trocolli, lembrou do histórico da MIC, evento que nasceu no período de transição dos Cefets e das Escolas Agrotécnicas em Institutos Federais, persistindo e evoluindo a cada edição. “Nesse período, esse foi um evento que já demonstrava a robustez desse modelo de educação que se iniciava com uma missão extremamente complexa, pois poucas instituições no mundo têm esse viés de trazer a educação básica e técnica em conjunto com a ciência, tecnologia e a pedagogia.”

Em sua fala a coordenadora institucional do PIBID, Patrícia Pena, defendeu a valorização do professor possibilitada com o programa. “Estamos aqui para defender a continuidade de um programa que tem fomentado e garantido, além de uma permanência qualificada dos nossos estudantes, uma contribuição junto às escolas de educação básica.”

Bioeconomia e transformação social – A palestra de abertura trouxe o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável”, sendo ministrado pela pesquisadora e docente da Escola Técnica Estadual Professor Carmelino Côrrea Junior, Joana D’arc Félix. A professora narrou sua trajetória e como ajudou a transformar vidas de jovens em situação de vulnerabilidade social, inseridas num contexto de tráfico de drogas e prostituição, por meio da ciência.

As atividades da VI MIC, do II SEIC e do VI Seminário do PIBID serão realizadas até hoje, 3 de outubro. Amanhã, dia 4, o Campus Senhor do Bonfim recebe as atividades do Fecitec. Confira a programação completa no site dos eventos.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br