Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Pesquisa de estudantes do IF Baiano é premiada em Abu Dhabi
Atualizado em 3 de outubro de 2019 às 16:32 horas, por Bianca Brito
Publicado em 2 de outubro de 2019 às 11:57 horas, por Bianca Brito

O projeto intitulado “Processamento da farinha da casca do Mangostão e sua utilização na alimentação de pessoas com Diabetes tipo 1 e 2”, desenvolvido no IF Baiano Campus Catu, foi um dos 500 projetos de jovens pesquisadores de 50 países, apresentados no evento Milset Expo-Sciences International (ESI) 2019, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, entre os dias 21 e 28 de setembro.

A pesquisa foi apresentada para um público de mais de 2 mil pessoas pelo estudante do curso técnico em Química, Iago Lage, e pelo professor Saulo Capim, orientador do projeto. Também fazem parte do grupo de pesquisa os estudantes Enrick Melo e Daniela Silva, os orientadores, Cassiane Oliveira, Karina Pitta e Hildemar Lacerda, e técnicas em alimentos do campus,Suzana Carvalho e Raquel Nunes.

A pesquisa tem como objetivo desenvolver uma farinha que possa ser incorporada na alimentação de pessoas com diabetes tipo 1 e 2. “Propõe a adição da farinha do mangostão e substituição da farinha de trigo na produção de alimentos consumidos pelos diabéticos, gerando, assim, alimentos ricos em fibras e com baixo teor de açúcar e carboidratos o que de fato irá contribuir muito com a vida de uma grande parcela da sociedade que sofre desta doença”, explica o pesquisador e orientador do projeto, Saulo Capim.

Saulo Capim e Iago Lage, do IF Baiano, premiados na Milset Expo-Sciences International (ESI) 2019

A trabalho do IF Baiano foi um dos 15 projetos que representaram o Brasil no evento e levou o prêmio Destaque na área de Ciências da Saúde e a oportunidade de participar de evento na Costa Rica, em maio de 2020. “O IF Baiano arrebentou nos Emirados Árabes e nosso projeto foi muito elogiado e parabenizado, inclusive pelo ministro da educação daquele país”.

A secretária de Ciência Tecnologia e Inovação (Secti-BA), Adélia Pinheiro, acredita que são exemplos de trabalhos como este que demonstram como é importante o investimento em pesquisa científica. “Quando falamos de apoiar projetos científicos, o fazemos como um investimento que vai retornar para a sociedade em forma de desenvolvimento e qualidade de vida. A Secti reconhece o trabalho desses estudantes, que identificaram como oportunidade e desafio a forma de viver de pessoas que sofrem com a diabetes, buscando uma melhoria na qualidade de vida dessa parcela da população. Isso é ciência. A Secti tem orgulho de ser entusiasta desse projeto, que foi, inclusive, o primeiro da nossa série de reportagens chamada Bahia Faz Ciência”, afirmou.

O evento – A Milset Expo-Sciences International (ESI) é o maior evento nos Emirados Árabes Unidos com foco exclusivo na criatividade científica de jovens cientistas aspirantes de todo o mundo. A ESI é uma iniciativa do Movimento Internacional para Atividades de Lazer em Ciência e Tecnologia (MILSET), uma organização juvenil não governamental, sem fins lucrativos e politicamente independente, que visa desenvolver a cultura científica entre os jovens.

Saiba mais sobre a pesquisa

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br