Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2020

CLIQUE AQUI
Vídeo celebra 110 anos da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica
Atualizado em 27 de setembro de 2019 às 14:34 horas, por Bianca Brito
Publicado em 27 de setembro de 2019 às 14:34 horas, por Bianca Brito

Equipe de produção incluiu profissionais de comunicação do IF Baiano

No dia 23 de setembro, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede EPCT) fez aniversário: 110 anos. Uma jornada de mais de um século, iniciada em 1909, quando o então presidente da República Nilo Peçanha assinou o Decreto nº 7.566, criando 19 “Escolas de Aprendizes Artífices”. Em 2008, um novo marco: a Lei de Criação dos Institutos Federais, revolucionando a educação profissional no país e expandindo o acesso ao ensino público e gratuito. Hoje, a Rede é constituída por 38 Institutos Federais, dois Cefets, 25 escolas vinculadas a Universidades, o Colégio Pedro II e uma Universidade Tecnológica.

Em celebração à trajetória de uma rede que já transformou muitas vidas, o Conif, contando com a expertise de profissionais de comunicação da Rede, lançou vídeo comemorativo de 110 Anos. A produção audiovisual busca mostrar o papel exercido pelas instituições, nas diversas frentes em que atuam, e evidenciar as pessoas que fazem com que todo o trabalho aconteça.

“A ideia do vídeo era de trazer uma linguagem que mostrasse que, na passagem desses 110 anos, temos uma rede federal digna de orgulho”, conta o diretor do projeto, Vinícius Almeida (IF Baiano). Com esse objetivo na cabeça e câmeras nas mãos, a equipe, formada por 11 profissionais, visitou 10 estados, 26 instituições e 22 cidades em menos de um mês. “Avião, carro e balsa porque o Brasil é grande. Capital, interior e até fronteira. Montanha, vale, serra, floresta e sertão. Frio de -3, calor escaldante e ar seco. Mais de 500 pessoas filmadas, diversas locações, situações e muito equipamento pesado”, narra Almeida.

O vídeo é apenas um resumo de tudo que ofertamos e podemos ofertar pra sociedade”, lembra Nádia Garlet (IFSC), diretora de produção. Em 110 anos de existência, a Rede Federal teve um papel estratégico no desenvolvimento econômico e social do Brasil, destaca o presidente do CONIF, Jerônimo Rodrigues. “De maneira muito especial, nesses últimos dez anos com os Institutos Federais, os Cefets e o Colégio Pedro II – que possuem um modelo singular de instituição de ensino, pesquisa, extensão e inovação – assumimos o desafio de levar educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada a todas as mesorregiões do País”.

Trabalho em equipe, trabalho em Rede

Com o trabalho em equipe exigido para a produção, os profissionais puderam se sentir ainda mais como parte de uma rede.“Visitar Institutos Federais pelo Brasil foi conhecer pessoas que partilham o mesmo objetivo”, resume Glauco Neves (IF Baiano), diretor de fotografia e montagem.

“Saber que a gente tem profissionais assim na rede e que pode contar com eles, que pode trabalhar junto, foi a melhor coisa”, adiciona Mercyo Costa (IFPB), assistente de produção no projeto. “Foi maravilhoso observar e registrar ambientes distintos, com pessoas diversas, trabalhando com o mesmo objetivo de distribuir conhecimento e aperfeiçoar a sociedade. Isso é rede”, afirma Pedro Fernandes (IF Baiano), cinegrafista.

“Na minha lembrança estará sempre, por exemplo, o carinho e a disponibilidade dos colegas de Rondônia que, durante todo o tempo que estivemos juntos, reduziram distâncias, agilizaram produções, nos municiaram com informações e, no fim do dia ainda, tiveram energia para nos apresentar a cultura e culinária da região”, narra Cristina Mascarenhas, diretora de produção do projeto.

Selo IF Baiano – Seis dos profissionais que integraram a equipe de produção são servidores da Diretoria de Comunicação do IF Baiano. Para o reitor do instituto, Aécio José Duarte, o trabalho motiva e reforça a importância de trabalhar em prol de uma Rede. “Mais uma vez, enxerguei que os nossos servidores têm excelentes princípios, sentimentos e muito para dar.”

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br