Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Tomam posse novos membros do Consup para o biênio 2019-2021
Atualizado em 9 de agosto de 2019 às 13:11 horas, por Bianca Brito
Publicado em 9 de agosto de 2019 às 7:26 horas, por Bianca Brito

Foram empossados, nesta quinta-feira, 8, os representantes que irão integrar o Conselho Superior do IF Baiano pelos próximos dois anos. A solenidade foi marcada pela assinatura dos termos de posse dos conselheiros presentes e contou com a participação do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues.

Em seu pronunciamento, ele destacou o papel dos conselhos superiores na gestão democrática. “Este conselho tem que pensar em discutir políticas e não em fazer política – muitas vezes se confunde isso. O conselho que faz política não contribui com a gestão, mas, quando define políticas, sim.”

Presidido pelo reitor em exercício, o Consup é o órgão máximo da instituição e tem o papel de analisar e deliberar sobre diretrizes, políticas, programas e projetos institucionais. “Por ser um órgão da nossa estrutura básica, formado por todos os segmentos, inclusive entes da sociedade organizada, o Consup, por ser deliberativo, reúne condições de tentar alinhar a expectativa interna com as demandas externas do instituto e isso é de uma importância extrema”.

O Consup é composto por conselheiros que representam os segmentos docente, discente, técnico-administrativo, egresso, Diretores Gerais, Diretório Central dos Estudantes e Seção Sindical vinculada ao IF Baiano, representantes indicados pelo Ministério da Educação (MEC) e Sociedades Civis (APAE, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Fetag e OAB – Seção BA).

O novo Consup do IF Baiano apresenta mudanças em relação ao biênio anterior. O número de membros das categorias docente, discente, técnico administrativo e Codir passou de 4 para 5. Além disso, apenas 15 conselheiros continuam, caracterizando um percentual de renovação superior a 80%.

O servidor Mateus Melo é um dos novos membros do Consup do IF Baiano e irá representar o segmento técnico-administrativo. “É uma honra representar os técnicos do IF Baiano. A gente espera com essa nova conjuntura do conselho abrir o diálogo e diminuir a distância entre o conselho e as categorias que estão nos campi”.

Ao todo, o Consup é formado por 28 conselheiros, eleitos pela comunidade acadêmica, e seus respectivos suplentes. As reuniões do órgão ocorrem a cada dois meses.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br