Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2019.2

IF Baiano regulamenta prática esportiva como carga horária curricular
Atualizado em 6 de agosto de 2019 às 16:16 horas, por Bianca Brito
Publicado em 6 de agosto de 2019 às 16:12 horas, por rhamayanabarreto

Ação deve incentivar o fomento às atividades esportivas na instituição.

Em junho de 2019, o Conselho Superior do IF Baiano (Consup) aprovou a regulamentação da prática esportiva como parte da carga horária curricular da disciplina de Educação Física. A mudança foi uma reivindicação dos professores da área, que faziam o trabalho prático de treinamento esportivo, mas não tinham a carga horária computada nem para eles, nem para o aluno.

A Pró-reitoria de Ensino apoiou a reivindicação dos docentes por reconhecer a importância dessas atividades, que embora já existissem, não eram regulamentadas e valorizadas. “Esses professores faziam um sacrifício muito grande de realizar essa prática esportiva ao meio dia, à noite, aos sábados e domingos para evitar o choque com outras disciplinas da grade curricular dos alunos, por não terem um horário destinado a essa prática. Disciplinas de outras áreas, no entanto, realizam suas aulas práticas em campo e elas são contabilizadas como carga horária curricular”, explica o pró-reitor de Ensino, Ariomar Rodrigues dos Santos.

Para o chefe do Núcleo de Apoio e Acompanhamento de Atividades Esportivas e de Lazer, Sebastião Edson Moura, a nova regulamentação beneficia a instituição, os estudantes e os professores, pois a prática será periódica e programada dentro da carga horária dos cursos. Ele também destaca que a qualidade da prática esportiva deve melhorar com a intensificação do treinamento e isso vai refletir no desempenho dos alunos e na participação deles nos jogos internos, regionais e nacionais.

Além disso, Moura reforçou o papel da escola no incentivo e fomento às atividades esportivas. “Na escola, o treinamento esportivo é orientado, detalhado, tem a parte teórica, tem o trabalho de fundamento, tudo acompanhado pelo professor. Muitos dos grandes atletas que participam de olimpíadas testemunham que sua trajetória começou na escola e para o IF Baiano a cultura do esporte é muito importante”.

Para que a ação se concretize, o próximo passo será adequar os projetos pedagógicos dos cursos à nova regulamentação.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br