Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2019.2

CLIQUE AQUI
Novo sistema do IF Baiano automatiza processos e traz mais transparência e confiabilidade
Atualizado em 9 de agosto de 2019 às 7:36 horas, por Cristina Mascarenhas
Publicado em 31 de julho de 2019 às 10:00 horas, por rhamayanabarreto

O Instituto Federal Baiano adquiriu o Sistema Integrado de Protocolo, Pagamento e Gestão de Pessoas (Sippag), que trará mais celeridade e acessibilidade a processos e emissão de portarias, agilidade e segurança no processamento mensal da folha de pagamento e transparência. Com o sistema, a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) do IF Baiano desburocratizará a gestão de processos e poderá investir mais na gestão de pessoas. A DGP disponibilizou a versão web do Sippag que já pode ser consultada no portal do IF Baiano.

Para a diretora de Gestão de Pessoas, Luciana Cleide da Cruz Damasceno, a ferramenta vem com o propósito de desburocratizar os serviços da DGP para que o servidores da diretoria tenham mais tempo para pensar ações que proporcionem melhores condições aos servidores que estão lá na ponta e são impactados pelas atividades da DGP. Luciana explica que o sistema auxilia também na tomada de decisão pelos gestores, através da emissão de relatórios sobre os dados geridos pelo Sippag; traz transparência aos processos, uma vez que permite que o servidor acompanhe continuamente as movimentações dos mesmos; além de proporcionar maior confiabilidade de dados. “Eu acredito que vai ser um ganho muito grande para a instituição, tanto para os servidores quanto para os gestores”, afirma a diretora da DGP.

Reitor do If Baiano, Aécio José Duarte; diretor executivo da GOAT Soluções Digitais, Mateus Batista; coordenador de Desenvolvimento de Pessoas e diretora de Gestão de Pessoas, José Alberto Ferreira e Luciana Damasceno.

O Sippag possui inteligência artificial e guarda todas as informações referentes à vida do servidor do IF Baiano, utilizando como base de dados a fita espelho do Siape. O coordenador de Desenvolvimento de Pessoas, José Alberto Ferreira de Andrade Júnior, acredita que, com a automatização dos cálculos financeiros, geração de portarias e emissão de declarações feitos pelo próprio Sippag, será possível melhorar as rotinas de trabalho da DGP e pensar em políticas de pessoal cada vez melhores.

Segundo José Alberto, em um estado grande como a Bahia, a adoção dessa inovação e seu futuro alinhamento com o sistema de processo eletrônico, que está em vias de implantação, é muito estratégico para o IF Baiano. Com essas medidas, a Diretoria de Gestão de Pessoas pretende quebrar algumas barreiras impostas pela distância e tornar mais cômodo para o servidor acompanhar seus processos e sua vida funcional. Em breve, os servidores começarão a receber e-mails com notificações em tempo real sobre seus processos.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br