Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Ingresso de Estudantes 2019.2

CLIQUE AQUI
Professor do Campus Catu é um dos 20 brasileiros selecionados para a Escola de Física do CERN
Atualizado em 5 de julho de 2019 às 15:14 horas, por Bianca Brito
Publicado em 5 de julho de 2019 às 15:04 horas, por Bianca Brito

Francisco Neto, professor de física no Instituto Federal Baiano em Catu, vai participar de capacitação no maior laboratório de física do mundo.

Compartilhe nas redes sociais:
Share

Todos os anos, desde 2011, vinte professores brasileiros que atuam no Ensino Médio são escolhidos para participar da Escola de Física do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN). Esse ano, o professor de física do Campus Catu, Francisco Neto, é um deles. E é também o único representante da Bahia no programa, que será realizado entre os dias 29 de agosto e 8 de setembro de 2019 em Lisboa, Portugal e em Genebra, na Suíça.

Para ser selecionado, Francisco submeteu uma proposta de trabalho que será executada no IF Baiano, após retornar do programa. Ele pretende compartilhar o conhecimento obtido no projeto junto aos 14 campi do IF Baiano por meio de palestras e, além disso, propor a ampliação dos tópicos de física moderna no currículo do curso em que leciona (Técnico em Química). “Notei que os alunos do curso têm terminado o ensino médio sem ter conhecimentos que são básicos para um profissional de química, como o que é radioatividade, o que é decaimento radioativo, quais são as sub-partículas que existem, etc, e esse conhecimento é de extrema importância hoje em dia, pois dispositivos que utilizam esse conhecimento que já estão presentes em nosso cotidiano”, explica o professor.

Escola de Física do CERN – é um programa educacional realizado pela Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN) e pelo Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas de Lisboa, com colaboração da Sociedade Brasileira de Física (SBF), SPRACE (São Paulo Research and Analysis Center), RENAFAE (Rede Nacional de Física de Altas Energias) e do Instituto Principia.

A ideia é expandir os conhecimentos de professores falantes de língua portuguesa na área da física moderna através de visitas a instalações e laboratórios, realização de cursos e palestras e sessões experimentais.

Francisco relata que participar do programa será uma oportunidade de observar de perto uma área da física que sempre o fascinou: a física de partículas. “Quando você começa estudar a física do micro,  começa a ver as coisas de uma outra perspectiva, tudo muda, é um novo universo. Então, é como se você estivesse estudando uma nova física que não vê no seu dia a dia”. 

O laboratório do CERN é um dos maiores do mundo e berço de estudos notórios sobre o mundo da física, a exemplo da comprovação da existência do bóson de Higgs e pesquisas sobre antimatéria, vácuo, energia escura, isótopos radioativos, cosmología, bigbang, buracos negros, entre outros temas. 

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br