Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Ingresso de Estudantes 2019

CLIQUE AQUI
IF Baiano seleciona bolsistas para Pibic e Pibiti
Atualizado em 10 de junho de 2019 às 14:03 horas, por Cristina Mascarenhas
Publicado em 27 de maio de 2019 às 17:03 horas, por rhamayanabarreto

Bolsas terão 12 meses de duração, com início em 01 de agosto de 2019 e término em 31 de julho de 2020.

Compartilhe nas redes sociais:
Share

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propes) recebe propostas de projetos de pesquisa para seleção de bolsas de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica, disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), até o dia 7 de junho. As chamadas internas foram publicadas na página Concursos e Seleções e oferecem 80 bolsas para alunos de nível médio e superior. As bolsas terão 12 meses de duração, com início em 01 de agosto de 2019 e término em 31 de julho de 2020. Para cada proposta aprovada será concedida uma bolsa, que pode ser de cem reais (alunos de nível médio) ou de 400 reais (alunos de graduação).

Os programas de Iniciação Científica (Pibic/AF e Pibic/EM) têm como finalidade selecionar propostas que visem a contribuir com o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no IF Baiano, além de contribuir para a formação de cidadãos plenos, conscientes e participativos, despertando a vocação científica e talentos potenciais nos discentes de ensino médio e superior. Já o Programa de Inovação Tecnológica (Pibiti) tem por finalidade selecionar propostas que visem a contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no IF Baiano e que tenham como resultado o depósito de uma patente, registro, aplicativo computacional ou registro de um desenho industrial ou registro de cultivares.

Luciana Mazzutti, coordenadora-geral de Iniciação Científica, destaca que os programas já financiaram projetos de pesquisa de destaque, como o projeto “ACAPELA: Aparelho de Comunicação Alternativa para Pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica”, que levou, recentemente, três alunos de ensino médio para a Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel ISEF, nos Estados Unidos.

As propostas deverão ser enviadas por e-mail para pibic@ifbaiano.edu.br, na forma de projeto de pesquisa, em formato PDF. Os pré-requisitos dos proponentes e de seus orientandos estão descritos nos editais, além dos detalhes sobre a seleção.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br