Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Ingresso de Estudantes 2019

CLIQUE AQUI
Estudantes do IF Baiano na maior feira de ciências e engenharia pré-universitária do mundo
Atualizado em 13 de maio de 2019 às 19:46 horas, por Bianca Brito
Publicado em 10 de maio de 2019 às 17:48 horas, por Bianca Brito

Projeto dos estudantes de Valença é o único da Bahia selecionado para o evento internacional

Compartilhe nas redes sociais:
Share

Os estudantes do IF Baiano Campus Valença, Saulo Marcos, Evandro Moreno e Hillary Nunes, embarcam hoje, 10, para a cidade de Phoenix, nos Estados Unidos, para participar da Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), que será realizada de 12 a 17 de maio. A feira é considerada o maior evento pré-universitário de ciências e engenharia do mundo e reúne 1446 projetos de estudantes. O projeto que os estudantes do IF Baiano irão apresentar na Feira é um dos 21 projetos brasileiros selecionados.

Desde a quarta-feira, 8, até hoje, 10 de maio, eles e outros jovens brasileiros premiados na FEBRACE e MOSTRATEC, estiveram participando de workshop preparatório para a Intel ISEF, na Universidade de São Paulo. “Está sendo uma experiência muito enriquecedora para nós, já que vamos ter que apresentar em inglês e é muito bom estar tendo acompanhamento de vários profissionais que já são da área e, desde que chegamos aqui até hoje, já percebemos que a gente já aprendeu e evoluiu muito”, contou a estudante do 3° ano do curso de Agroecologia, Hillary Nunes, sobre a participação no evento preparatório.

O projeto que será apresentado na Intel ISEF, único da Bahia compondo a delegação brasileira rumo à Feira, é de um recurso de tecnologia assistiva de baixo custo, com foco na comunicação alternativa para uso de pessoas ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica). A ideia de propor a criação de um óculos para que pessoas com ELA pudessem se comunicar “num piscar de olhos” teve a orientação dos professores Leandro Teixeira e Gustavo Sabry.

O dispositivo, batizado pelos jovens cientistas de “ACAPELA”, interpreta os comandos da pessoa com ELA e monta as sentenças, letra a letra, que, por sua vez, são expostas em um display. A versão mais sofisticada do sistema permite também que o paciente digite mensagens no computador e, além disso, que possa manuseá-lo. O intuito é de que a tecnologia facilite a comunicação das pessoas com ELA, promovendo autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

Dispositivo “ACAPELA” propõe facilitar comunicação de pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Segundo os estudantes, o foco na inclusão é um dos principais fatores que os motivam a continuar pesquisando e a buscar formas de melhorar o protótipo. Saulo Marcos acredita que a INTEL ISEF vai ser fundamental para colaborar com esse objetivo. “Espero conhecer vários projetos, ter mais ideias para o nosso projeto com base nos projetos, tanto do Brasil quanto de outros países, e, assim, poder melhorar cada vez mais o nosso projeto ou ter ideia de projetos futuros”, comentou o estudante do curso de Agropecuária.

Realizada anualmente, em maio, nos EUA, a Intel ISEF é a maior feira para estudantes que ainda não chegaram ao nível universitário. Participam do evento projetos de 70 nações e territórios diferentes de todo o mundo. É a primeira vez dos três participando de um evento internacional e a expectativa não poderia ser maior, segundo eles. “Nós três estamos muito ansiosos. A expectativa está lá em cima. Só sei que vai ser um experiência ótima e a gente vai aprender muito”, revelou o estudante Evandro Moreno.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br