Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2019

CLIQUE AQUI
Audin lança informativo para orientar servidores sobre boas práticas em gestão pública
Atualizado em 14 de fevereiro de 2019 às 12:26 horas, por Bianca Brito
Publicado em 14 de fevereiro de 2019 às 11:25 horas, por Bianca Brito

Ação é uma medida de controle preventivo promovida pela Auditoria Interna do IF Baiano.

A ocorrência de eventos indesejados na administração pública, tais como, práticas ineficientes, antieconômicas, irregulares e de corrupção, tem o potencial de impactar significativamente o cumprimento da missão institucional.

Diante da necessidade de evitar a ocorrência dessas irregularidades, foi lançado o Auditoria Interna Informativo, um boletim mensal destinado aos servidores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) que atuam em todos os níveis (operacional, tático e estratégico). A proposta é de prover a comunidade acadêmica de informações pertinentes à execução de suas atividades na instituição, compartilhando conhecimentos e boas práticas em gestão pública. Os temas em destaque na publicação são escolhidos considerando-se a pertinência das atividades administrativas executadas no Instituto.

O boletim informativo é uma ação de controle preventivo promovida pelo setor de Auditoria Interna (AUDIN) do IF Baiano. “Situações que ensejem ocorrências de falhas, desperdícios, irregularidades e ilegalidades em quaisquer atos administrativos, como licitações, contratações, nomeações, publicações” são exemplos de casos que podem ser evitados através do controle preventivo, exemplifica o auditor do IF Baiano, Alessandro Melo.

Além do informativo mensal, a AUDIN também conduz atividade de análise prévia de Editais de licitação, enquanto ação preventiva. O processo é feito por meio da ferramenta “Alice” (Análise de Licitações e Editais). “Tal ferramenta é uma concessão da CGU para uso exclusivo pelas auditorias internas e, por meio da emissão de “alertas”, visa prevenir a incidência de falhas e irregularidades contidas no texto de editais de licitação e demais documentos produzidos durante os trâmites licitatórios”, explica o auditor. Com base nesses alertas, a AUDIN realiza análises e recomenda ajustes quando necessário.

Ações preventivas permitem uma atuação que evite a ocorrência de eventos indesejados. Dessa forma, Melo propõe que os gestores atuem ativamente, adotando medidas que intensifiquem e priorizem ações orientativas e preventivas de controle.  “De uma forma geral, o estabelecimento de controles internos no âmbito da instituição visa aumentar a probabilidade de que os objetivos e metas estabelecidos sejam alcançados, de forma eficaz, eficiente, efetiva e econômica”, pontua.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br