Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Campus Xique-Xique realiza primeira Aula Inaugural em nova sede
Atualizado em 8 de fevereiro de 2019 às 10:20 horas, por Bianca Brito
Publicado em 7 de fevereiro de 2019 às 15:17 horas, por Bianca Brito

Evento teve palestras de professores convidados e pronunciamentos de gestores da instituição.

FacebookTwitterGoogle+

Estudantes dos cursos técnicos subsequentes em Meio Ambiente e Agropecuária e servidores do Campus Xique-Xique foram recepcionados para o início do período letivo de 2019 na manhã da última segunda-feira, 4, em Aula Inaugural realizada na unidade.

A cerimônia de abertura contou com pronunciamentos do reitor do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), Aécio José Duarte, do diretor-geral pro tempore, Themístocles Rodrigues, diretor acadêmico, Djalma Santana Filho, e diretor administrativo, Adilton Rubem Santos, do Campus Xique-Xique.

“A minha palavra hoje é para que essa vontade que eu tô vendo nos olhos de vocês, que o ímpeto de estar aqui na Aula Inaugural, que o ímpeto da gestão e de todos os servidores, de buscar outros órgãos, as gestões locais, de fazer acontecer o IF Baiano nesse território de Irecê, não arrefeça”, pontuou o reitor do IF Baiano, Aécio José, em seu pronunciamento. “Que nós façamos de todas as dificuldades, que com certeza vamos nos deparar, oportunidade de fazer mais ainda, de driblar ou modificar essas dificuldades e fazer da incerteza que está nosso país, a certeza de que a gente quer o IF Baiano em Xique-Xique transformando vidas”, complementou.

xique-xique

Após a cerimônia, a comunidade acadêmica acompanhou palestras de professores convidados. “Potenciais agrícolas e ambientais do território de Irecê” foi a aula ministrada por Medson Janer, doutor pela USP em Geografia Humana com foco no desenvolvimento da Agricultura e professor visitante da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Em seguida, o também professor da Uneb, Janio Roque Barros compartilhou seus conhecimentos em torno do tema “A diversidade da caatinga: proposição de uma leitura integrada e multidisciplinar”.

Com funcionamento autorizado em 2016, o campus do IF Baiano em Xique-Xique, está prestando serviços desde novembro de 2018 em sede nova e permanente, localizada na Rodovia BA 052, Km 468. Até então, a unidade funcionava em sede provisória no centro de Xique-Xique. Deste modo, junto ao início de mais um período letivo, crescem as expectativas e vontade da comunidade acadêmica de continuar contribuindo com o desenvolvimento do campus recém-implantado na região. “O objetivo é fazer crescer. O potencial aqui, tanto de estudantes, quanto de servidores, é de se tornar um campus modelo. Então, esse momento, hoje, de uma aula inaugural aqui, mesmo que não seja um auditório estruturado com ar condicionado e com poltronas, é um momento marcante, que entra para a história. Não é só a historia do campus, mas também a história da cidade”, destacou o diretor-geral do Campus Xique-Xique, Themístocles Rodrigues.

Implantado para atender demandas e contribuir com o desenvolvimento regional do território de identidade do Irecê, o Campus Xique-Xique oferta, atualmente, cursos de qualificação profissional de curta duração, da modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), e cursos técnicos de nível médio.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br