Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2019

CLIQUE AQUI
Pesquisadores desenvolvem sistema para controle de rebanhos no Campus Santa Inês
Atualizado em 7 de fevereiro de 2019 às 10:53 horas, por Cristina Mascarenhas
Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 13:25 horas, por Bianca Brito

Pesquisadores do grupo de estudos “Fábrica de software”, do IF Baiano Campus Santa Inês, desenvolveram um pacote de aplicações para gerenciamento zootécnico de rebanhos na unidade. O software, batizado de “Ark”, uma alusão à Arca de Noé, traz a possibilidade do cadastramento de animais, controle da natalidade, geração de relatórios com base em índices zootécnicos acerca dos animais cadastrados no sistema, dentre outras funcionalidades.

sistema-ark-ifbaiano-sta-inesA ideia surgiu a partir de uma demanda do campus que necessitava de um sistema para controlar o rebanho caprino. Assim nasceu o ‘Caprinfo’ (uma junção dos termos “Capri” de Caprino e “info” de Informática). “A medida que desenvolvíamos o “Caprinfo”, novas ideias foram surgindo e então resolvemos criar aplicações semelhantes para os outros setores: suíno, bovino, etc. Mais tarde resolvemos embarcar essas aplicações em um só sistema”, conta um dos desenvolvedores, professor Allan Delon Barbosa.

O sistema tem potencial para auxiliar docentes e discentes das áreas voltadas para zootecnia e agropecuária a medida em que facilita o acesso a dados que podem ser compilados e utilizados em trabalhos de pesquisa. “Além desse uso administrativo e acadêmico, não podemos menosprezar o potencial comercial dessa ferramenta no ramo pecuarista”, complementa.

Por enquanto, o “Ark” está em fase de implementação de sua primeira versão que irá conter apenas a aplicação “Caprinfo”. Posteriormente, serão integradas, nas próximas versões do sistema, as aplicações Suinfo, Bovinfo e Avinfo.

A fábrica na escola

20181212_151451

Membros do grupo de estudos do Campus Santa Inês.

O grupo de estudos “Fábrica de Software”, formado por professores e estudantes do curso técnico subsequente em Informática, do Campus Santa Inês, tem como objetivo o desenvolvimento de softwares, a partir do emprego de técnicas, tecnologias e ferramentas utilizadas pela indústria do ramo.

Segundo o docente Allan Delon Barbosa, idealizador do projeto, a intenção é tentar simular na escola um ambiente de trabalho de uma fábrica dessa natureza, a fim de aproximar os discentes do contexto do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (T.I.).

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br