Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2019

CLIQUE AQUI
Pesquisadores desenvolvem sistema para controle de rebanhos no Campus Santa Inês
Atualizado em 27 de dezembro de 2018 às 15:11 horas, por Cristina Mascarenhas
Publicado em 20 de dezembro de 2018 às 13:25 horas, por Bianca Brito
FacebookTwitterGoogle+

Pesquisadores do grupo de estudos “Fábrica de software”, do IF Baiano Campus Santa Inês, desenvolveram um pacote de aplicações para gerenciamento zootécnico de rebanhos na unidade. O software, batizado de “Ark”, uma alusão à Arca de Noé, traz a possibilidade do cadastramento de animais, controle da natalidade, geração de relatórios com base em índices zootécnicos acerca dos animais cadastrados no sistema, dentre outras funcionalidades.

sistema-ark-ifbaiano-sta-inesA ideia surgiu a partir de uma demanda do campus que necessitava de um sistema para controlar o rebanho caprino. Assim nasceu o ‘Caprinfo’ (uma junção dos termos “Capri” de Caprino e “info” de Informática). “A medida que desenvolvíamos o “Caprinfo”, novas ideias foram surgindo e então resolvemos criar aplicações semelhantes para os outros setores: suíno, bovino, etc. Mais tarde resolvemos embarcar essas aplicações em um só sistema”, conta um dos desenvolvedores, professor Allan Delon Barbosa.

O sistema tem potencial para auxiliar docentes e discentes das áreas voltadas para zootecnia e agropecuária a medida em que facilita o acesso a dados que podem ser compilados e utilizados em trabalhos de pesquisa. “Além desse uso administrativo e acadêmico, não podemos menosprezar o potencial comercial dessa ferramenta no ramo pecuarista”, complementa.

Por enquanto, o “Ark” está em fase de implementação de sua primeira versão que irá conter apenas a aplicação “Caprinfo”. Posteriormente, serão integradas, nas próximas versões do sistema, as aplicações Suinfo, Bovinfo e Avinfo.

A fábrica na escola

20181212_151451

Membros do grupo de estudos do Campus Santa Inês.

O grupo de estudos “Fábrica de Software”, formado por professores e estudantes do curso técnico subsequente em Informática, do Campus Santa Inês, tem como objetivo o desenvolvimento de softwares, a partir do emprego de técnicas, tecnologias e ferramentas utilizadas pela indústria do ramo.

Segundo o docente Allan Delon Barbosa, idealizador do projeto, a intenção é tentar simular na escola um ambiente de trabalho de uma fábrica dessa natureza, a fim de aproximar os discentes do contexto do mercado de trabalho em Tecnologia da Informação (T.I.).

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br