Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2018.2

Ingresso de Estudantes 2018.1

Lançado livro que reúne experiências do IF Baiano na área de educação ambiental
Última atualização: 15/06/2018 - 12:28 horas | Data de publicação: 06/06/2018 - 17:23 horas

Publicação foi lançada durante o XVII Festival de Livros e Autores da UFBA, em Salvador.

Imagem da noticia
FacebookTwitterGoogle+

O livro “Educação, meio ambiente e comunidade”, que reúne experiências positivas de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), foi lançado nesta terça-feira, 5, durante o XVII Festival de Livros e Autores da UFBA. Outros 23 novos títulos foram lançados no evento, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador.

Organizado pela docente Joana Fidelis, a publicação reúne uma série de artigos escritos por docentes e estudantes do IF Baiano. Os relatos tratam de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão que ampliaram as discussões sobres temas ambientais na educação profissional técnica de nível médio. A coletânea é resultado de projeto apoiado por chamada interna da Propes/IF Baiano e foi publicada pela editora da Universidade Federal da Bahia, Edufba.

Segundo Fidelis, a ideia foi de reunir relatos de pesquisadores de diversos campi da instituição, atuantes na área ambiental e desenvolvedores de projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Esses trabalhos, uma vez publicados, servem de referência para outros que possam vir a ser realizados futuramente”, destacou a autora.

A docente do IF Baiano, Maria Arlinda, autora de um dos capítulos comentou sobre a importância das ações retratadas no livro. “Vale a pena ser lido por que mostra, inclusive, como a gente pode atuar junto a outras comunidades, ouvindo, conhecendo a necessidade e, a partir disso, vendo como a gente enquanto Instituto pode chegar para contribuir com o desenvolvimento local”.

Co-autora em dois capítulos do livro, a docente Adriana Martins da Silva, do Campus Santa Inês, esteve presente no evento e comentou sobre a importância do trabalho.

Outros pesquisadores convidados para a coletânea estiveram presentes no evento de lançamento, os docentes José Rodrigues e Adriana Martins da Silva. Rodrigues destacou a contribuição que o livro traz ao “mostrar que a pesquisa serve para o desenvolvimento institucional e também para o desenvolvimento cidadão”.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br