Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Ingresso de Estudantes 2018.2

CLIQUE AQUI

Ingresso de Estudantes 2018.1

CLIQUE AQUI
Lançado livro que reúne experiências do IF Baiano na área de educação ambiental
Última atualização: 15/06/2018 - 12:28 horas | Data de publicação: 06/06/2018 - 17:23 horas

Publicação foi lançada durante o XVII Festival de Livros e Autores da UFBA, em Salvador.

Imagem da noticia
Compartilhe nas redes sociais:
FacebookTwitterGoogle+

O livro “Educação, meio ambiente e comunidade”, que reúne experiências positivas de pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), foi lançado nesta terça-feira, 5, durante o XVII Festival de Livros e Autores da UFBA. Outros 23 novos títulos foram lançados no evento, que aconteceu no Palacete das Artes, em Salvador.

Organizado pela docente Joana Fidelis, a publicação reúne uma série de artigos escritos por docentes e estudantes do IF Baiano. Os relatos tratam de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão que ampliaram as discussões sobres temas ambientais na educação profissional técnica de nível médio. A coletânea é resultado de projeto apoiado por chamada interna da Propes/IF Baiano e foi publicada pela editora da Universidade Federal da Bahia, Edufba.

Segundo Fidelis, a ideia foi de reunir relatos de pesquisadores de diversos campi da instituição, atuantes na área ambiental e desenvolvedores de projetos de ensino, pesquisa e extensão. “Esses trabalhos, uma vez publicados, servem de referência para outros que possam vir a ser realizados futuramente”, destacou a autora.

A docente do IF Baiano, Maria Arlinda, autora de um dos capítulos comentou sobre a importância das ações retratadas no livro. “Vale a pena ser lido por que mostra, inclusive, como a gente pode atuar junto a outras comunidades, ouvindo, conhecendo a necessidade e, a partir disso, vendo como a gente enquanto Instituto pode chegar para contribuir com o desenvolvimento local”.

Co-autora em dois capítulos do livro, a docente Adriana Martins da Silva, do Campus Santa Inês, esteve presente no evento e comentou sobre a importância do trabalho.

Outros pesquisadores convidados para a coletânea estiveram presentes no evento de lançamento, os docentes José Rodrigues e Adriana Martins da Silva. Rodrigues destacou a contribuição que o livro traz ao “mostrar que a pesquisa serve para o desenvolvimento institucional e também para o desenvolvimento cidadão”.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br