Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Ingresso de Estudantes 2018

IF Baiano é semifinalista do Prêmio ANA 2017
Última atualização: 04/10/2017 - 8:37 horas | Data de publicação: 03/10/2017 - 11:39 horas

Projeto está entre os cinco na categoria Ensino

FacebookTwitterGoogle+

Entre os 47 projetos semifinalistas do Prêmio ANA 2017, consta, entre os cinco na categoria Ensino, o projeto do IF Baiano “Caminhos da água da chuva: da escola até o rio”, coordenado pelo professor Alisson Jadavi. O projeto se baseia na captação de água da chuva e na recuperação de áreas em processo de degradação.

Os critérios de avaliação dos trabalhos levam em conta os aspectos de: efetividade, impactos social e ambiental, potencial de difusão, adesão social, originalidade e sustentabilidade financeira. No caso do projeto do IF Baiano, o sistema de captação e uso da água da chuva tem viabilizado a experimentação e inovação em conteúdos curriculares na área de ciências agrárias, sem inserir custo adicional no consumo de água pelo Instituto. Para o Rio Salitre, afluente do Rio São Francisco, onde o projeto acontece, o sistema pôde evitar erosão hídrica e assoreamento do rio.

Para o professor Alisson, o desenvolvimento do projeto permite “ampliar os meios de divulgação do problema ambiental e das soluções apontadas nos resultados das experimentações, reforçando à sociedade que o Instituto Federal Baiano forma recursos humanos de modo integrado à resolução de problemas diversos”, disse.

Prêmio ANA 2017 – Nesta edição, foram 608 inscrições para o Prêmio e entre os finalistas figuram projetos de 18 unidades da federação. A premiação, promovida pela Agência Nacional das Águas (ANA), busca reconhecer o mérito de iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos no Brasil, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Os vencedores receberão o Troféu Prêmio ANA e uma viagem com despesas pagas para o 8º Fórum Mundial da Água. O anúncio dos finalistas deverá acontecer entre 30 de outubro e 3 de novembro.

*Texto com informações da ASCOM/ANA (Raylton Alves)

Saiba mais:

Comissão Julgadora escolhe semifinalistas do Prêmio ANA 2017

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br