Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO




Enem: inscrições abertas até 20 de maio
Última atualização: 09/05/2016 - 16:02 horas | Data de publicação: 09/05/2016 - 15:54 horas

09/05/2016 – Exame é porta de entrada para cursos superiores do IF Baiano.

Compartilhe nas redes sociais:
FacebookTwitterGoogle+

Começa hoje (9) e segue até 20 de maio o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. O candidatos devem inscrever-se exclusivamente pela internet, através do site do Enem. Nesta edição, o exame terá identificação biométrica. As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro.

No ato da inscrição, os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), o qual não pode ser usado por outro participante. Os inscritos contarão também com um aplicativo para acompanhar a inscrição.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições. Destas, 2,2 milhões são de estudantes que estão no último ano do ensino médio. Além dos concluintes dessa etapa em 2016 matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes. E, como previsto na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Aqueles que obtiveram isenção no Enem de 2015, não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir nova isenção, devem justificar a ausência, conforme previsto em edital. Haverá campo específico para o esclarecimento no próprio sistema de inscrição.

Para dar mais comodidade e opções aos não isentos da taxa, de R$ 68, o pagamento, este ano, pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 próximo.

Mais informações sobre o Exame e as novidades dessa edição estão disponíveis no site do MEC.  Em caso de dúvidas sobre o exame, os candidatos podem ligar para o telefone 0800-616161.

Como o IF Baiano utiliza o Enem?

No Instituto Federal Baiano, o Exame substitui o vestibular para ingresso nos cursos superiores. A seleção dos candidatos é feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem como critério classificatório.

Além disso, por meio do Enem, estudantes com 18 anos completos podem obter a certificação de ensino médio, que é emitida pelo Instituto. Para isso, é necessário que até a data da prova, o aluno tenha atingido a pontuação mínima exigida. Mais detalhes sobre a certificação do ensino médio pelo IF Baiano em: http://ifbaiano.edu.br/portal/ensino/enem/. 

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Confira as tags desta publicação:

Endereço: Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 | Telefone: (71) 3186-0001
Reitor: Geovane Barbosa do Nascimento | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br / faleconosco@ifbaiano.edu.br